fbpx
jc1140x200

Por causa da pandemia, eleições municipais devem ocorrer em 15 e 29 de novembro

A questão volta a ser discutida nesta terça-feira (23), mas tem grandes chances de ser aprovada.

Durante o final de semana, senadores e deputados debateram sobre as datas que deverão acontecer o primeiro turno após o adiamento das eleições municipais previstas para outubro devido à pandemia da Covid-19.

O Senador Weverton Rocha (PDT-MA) afirmou à CNN neste domingo (21),  Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que deverá ser votada nesta terça-feira (23), que as datas previstas em seu relatório serão 15 e 29 de novembro para primeiro e segundo turnos, respectivamente.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor principal do texto e proposta, disse que concorda com as datas propostas pelo relator Weverton Rocha.

Com relação à data prevista para realização do segundo turno, líderes da Câmara dos Deputados que se reuniram com Weverton neste domingo (21), com a intenção de mudar para 6 de dezembro. “Nós achamos que essa data [29 de novembro] está muito em cima, estamos tentando mudar”, afirmou a líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC), que participou da reunião pela manhã.

Segundo a parlamentar, se a data do segundo turno for alterada durante votação na Câmara, as convenções partidárias para escolha dos candidatos seriam realizadas entre 28 de agosto a 8 de setembro, e não durante o período de 20 de julho a 5 de agosto, como atualmente determina uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?