fbpx
jc1140x200

PM lança site para localizar celular roubado através de Imei

Dono de aparelho telefônico pode saber número de identificador digitando *#06#; nova ferramenta pode ser usada em qualquer lugar do país

Uma iniciativa do 48º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela cidade de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode ajudar na localização de celulares roubados ou furtados através da verificação do Imei (International Mobile Equipment Identity), sigla em inglês para o número de identificação contido em cada aparelho. Para isso, foi criado o site “Celular Seguro”, onde cada cidadão pode cadastrar o Imei de seu celular e informar à PM em caso de roubo ou furto.

A ideia de desenvolver a ferramenta surgiu por causa da alta incidência de roubos e furtos de aparelhos telefônicos na cidade e em municípios vizinhos. “Com os constantes roubos e furtos, a nossa equipe desenvolveu esse projeto piloto, que funciona da seguinte forma: a pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode acessar o site e cadastrar seus dados pessoais e do telefone, como o Imei e modelo do aparelho. Esses dados ficam armazenados e, se porventura o aparelho for levado, ela acessa o site novamente e nos comunica”, explicou o comandante do batalhão, Hércules de Paula Freitas.

Ainda segundo o comandante, é possível fazer o rastreamento dos aparelhos que usam os sistemas Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone e descobrir a sua localização. “Em caso de abordagens de pessoas suspeitas, nós vamos pedir para verificar, além de documentos pessoais, o número do Imei do celular. Se esse número de identificação estiver cadastrado no sistema vamos apurar qual a participação desse suspeito no crime. Se ele é o responsável pelo furto ou roubo ou se é receptador”, explicou o policial.

Até esta segunda-feira (22), o site recebeu mais de 3.000 cadastros de celulares. Na página também é possível aprender como configurar e usar a ferramenta de rastreador. Na próxima quarta-feira (24), a Polícia Militar fará o lançamento da ferramenta.

Qualquer pessoa pode saber seu número de Imei digitando *#06# . Clique aqui e acesse o site da corporação.

Roubos e furtos no Estado já superam números de 2015

De janeiro a junho deste ano, os roubos e furtos de celulares em Minas já ultrapassaram o número registrado em 2015, no mesmo período. Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), 31.880 celulares foram roubados no Estado nos primeiros seis meses de 2016, contra 22.183 no ano passado. A mesma relação pode ser observada na quantidade de furtos, que subiu de 19.926, em 2015, para 24.610 em 2016. Veja a tabela:

tempo

Por: O Tempo

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?