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Pharlab aprova expansão de R$50 milhões

Eduardo Martins, presidente da Pharlab

Indústria de genéricos com sede em Lagoa da Prata espera faturar R$574 milhões neste ano

Por: Diário do Comércio

A indústria Pharlab, que atua no segmento no segmento de medicamentos genéricos e tem sede em Lagoa da Prata, completou dezoito anos neste mês com números que indicam maioridade, Em 2017, o faturamento bruto chegou a R$382 milhões, com aumento de 47% frente a 2016, quando o valor  foi de R$260 milhões. Para este ano, o projetado é que o faturamento bruto cresça 50% e atinja R$574 milhões. Com resultados apurados até fevereiro, o incremento já estava acima do esperado, chegando a 60%. O grupo acaba de aprovar investimento de R$50 milhões para expansão do parque industrial, com o objetivo de dobrar a capacidade produtiva em dois anos, anunciou seu presidente, Eduardo Martins. Segundo ele, as obras devem ter início em julho.

A capacidade de produção mensal da Pharlab é de 3,5 milhões de unidades standarts – que é a caixa com 30 comprimidos ou cápsulas  de medicamentos equivalentes, que incluem similares e genéricos. São atendidos aproximadamente 60  milhões de pacientes ao ano. Com os novos investimentos, a capacidade de produção deve chegar a 7 milhões de unidades standarts/mês.

De acordo com Martins, a expansão trará impactos positivos para Lagoa da Prata, inclusive com geração de empregos. Atualmente, a Pharlab conta com 480 funcionários diretos e indiretos e é a quarta maior empresa geradora de emprego da cidade. “Com a expansão, pretendemos ampliar o quadro de funcionários e atrair para a cidade mão de obra qualificada, como farmacêuticos e técnicos. As pessoas precisam se qualificar, isso será fundamental para as contratações”, disse.

O presidente da Pharlab explica que uma série de ações levou a indústria a crescer mesmo em um período de recessão econômica no país.

Entre elas estão expansão geográfica, lançamento de novos produtos e entrada de outros canais de atendimento.

Fundada em Lagoa da Prata, em 2000, a Pharlab teve 80% de sua totalidade adquirida, em 2012, pelo laboratório francês Biogaran, líder de genéricos de seu país de origem e membro do Grupo Servier (também francês). Em 2016, o Biogran completou a aquisição da Pharlab.

Entre 2012 e 2016, segundo Martins, houve investimento de cerca de R$50 milhões, “da porta para dentro”, ou seja, na modernização da planta da empresa. A partir de 2016, as ações se voltaram para a expansão.

Nos últimos dois anos, a empresa lançou cerca de 30 novos genéricos e ampliou sua atuação em alguns mercados, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Região do Sul do País. Martins explica que, até então, o Market share da Pharlab em Minas e na Região Nordeste era muito significativo, mas a indústria partiu para se consolidar em novas áreas. Para tal, houve reforço na distribuição, divulgação da marca e presença da equipe.

Estratégias – E, mesmo em Minas, foram adotadas estratégias para ampliação da colocação do produto com inserção da marca em grandes redes de drogarias. “Hoje, estamos presentes em 80% das grandes redes de drogarias”, afirmou.

O resultado aparece nos números. Segundo Martins, no período  fevereiro 2018/fevereiro 2017, na comparação com igual período anterior, houve aumento de 75% na demanda pelos produtos da Pharlab por parte das drogarias. Nessa mesma base comparativa, o número de caixas de medicamentos da Pharlab vendidas registrou aumento de 44%.

Outra característica que acabou fortalecendo o setor de genéricos durante o período recessivo é o fato de a indústria oferecer medicamentos a preços mais acessíveis. Além disso, o envelhecimento populacional favorece segmento, gerando maior demanda por determinados medicamentos.

A empresa tem hoje  126 apresentações. Entre os medicamentos produzidos estão antibióticos anti-hipertensivos, para combater a infecções dermatológicas, contra acidez no estômago e para problemas cardiovasculares. Além da planta industrial em Lagoa da Prata, a Pharlab tem escritório marketing em Belo Horizonte e ponto de apoio em São Paulo.

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