fbpx
jc1140x200

Pesquisa aponta intenções de votos espontâneos para vereadores em Lagoa da Prata

Pesquisa do Instituto Doxa encomendada pelo Jornal Cidade, aponta que parte dos eleitores ainda não sabem em quem votar.

Karine Pires

Às vésperas das eleições municipais, o Instituto Doxa realizou uma pesquisa para saber qual a intenção de votos para os cargos de vereadores em Lagoa da Prata. Foi utilizado um questionário com 420 entrevistas domiciliares distribuídas conforme as regiões censitárias e posteriormente agrupadas em quatro regiões. A pesquisa também considera informações como o sexo, escolaridade e renda conforme o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados da pesquisa

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lagoa da Prata possui 143 candidatos para os cargos de vereadores. Destes, o candidato citado com mais intenções de votos espontâneo foi o Adriano Moreira (PSB) com 2,6% dos votos, seguido por Elias Motorista (MDB), Jonathan (PV), Lalinho Duzinho (AVANTE) que apresentam 1,7% das intenções de votos. Já Pavio (PV), Gonino (PSL), Juquinha (PL), Marcos Guerra (Cidadania) apresentam 1,2% e Soninha (MDB), Toninho da Lage (CIDADANIA), Ismael Reis (CIDADANIA) e Cida Marcelino (CIDADANIA) apresentam 1%. A taxa que corresponde a “Outros” que recebeu 20% dos votos, indica que os eleitores escolheram um candidato que não foi citado pela maioria dos entrevistados na pesquisa.

A candidatura de Gonino tem causado bastante alvoroço nas redes sociais. Muitas pessoas o apoiam e estão fazendo campanha, no entanto, muitas outras estão preocupadas e questionam o deferimento da candidatura, já que ele tem as faculdades mentais comprometidas. Conforme o TSE, a candidatura de Gonino segue deferida e ele concorrerá normalmente nas eleições.

Ainda de acordo com a pesquisa, os eleitores chegaram a citar um candidato que não está na disputa eleitoral para o cargo, mas sim na chapa majoritária, que é o caso do candidato a vice-prefeito Preto (MDB) – juntamente com Roberto Tuim (MDB) que disputa o cargo de prefeito da cidade.

Outro fator apontado, seria a quantidade de votos nulos ou brancos, que corresponde a uma taxa de 11,4%, taxa maior em comparação a taxa de intenção de votos para os candidatos citados. Por fim, além de 20% declararem votos em outros candidatos que não foram citados pela maioria. 50% dos eleitores não souberam responder ou não responderam à pesquisa do Instituto Doxa.

Fonte: Instituto de Pesquisa Doxa.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?