fbpx
jc1140x200

Período seco e altas temperaturas ganham forças no Centro-Oeste MG

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera 60% e 80% como taxas ideais. Nesta semana a umidade está com mínima de apenas 15% e máxima de 60%, o que coloca o estado em alerta, principalmente porque o índice está abaixo dos 30%, algo considerado preocupante.

Foto: (Reprodução/Internet)

A previsão do tempo em Minas Gerais permanece com temperaturas altas, pois uma massa de ar quente será intensificada no estado. Na região Centro-Oeste Mineira, as temperaturas podem chegar a 39º C.

O climatologista do climatempo informou que a previsão para os próximos dias é de tempo seco e ensolarado. “A alta pressão que está atuando na região Sudeste tem ar descendente, o que dificulta a formação de nuvens e bloqueia a chegada de frente frias”, explica Ruibran.

Uma frente fria está se aproximando da região, vinda do sul do Brasil, mas essa aproximação acaba intensificando a massa de ar quente nos próximos dias, de acordo com o climatologista. A temperatura máxima varia entre 37ºC e 39ºC no Centro-Oeste. Em Pompéu há previsão de se atingir o maior índice de temperatura no sábado (3). Nas mínimas, o termômetro deve mostrar entre 17ºC e 20ºC.

Tempo seco e umidade baixa

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera 60% e 80% como taxas ideais. Nesta semana a umidade está com mínima de apenas 15% e máxima de 60%, o que coloca o estado em alerta, principalmente porque o índice está abaixo dos 30%, algo considerado preocupante.

A população de seguir  algumas recomendações para a própria segurança e saúde de todos:

  • Ingerir bastante líquidos;
  • Evitar a realização de atividades físicas enquanto expostos ao sol, especialmente ao final da manhã e início da tarde;
  • Permanecer em locais arborizados e protegidos da luz solar;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Uso de protetor solar, bonés, chapéus e guarda-sol;
  • Manter a casa aberta e arejada;
  • Manter a casa limpa e evitar o acúmulo de poeira em casa. Para quem é alérgico, evitar cobertores com; ;pelos. Deve lavar deixar secar roupas e mantas ao sol antes de usá-las;
  • Evitar ar condicionado no trabalho ou em casa, pois ele deixa o ar mais seco;
  • Evite banhos longos e com água quente, pois ela resseca a pele;
  • Use vaporizador para amenizar o clima seco, na ausência dele, utilize panos e toalhas molhadas e bacias com água. A evaporação será mais lenta mas amenizará o clima seco; 

Em entrevista ao Jornal Cidade para explicar sobre os impactos das queimadas na saúde pública, a enfermeira Maria Luíza ressaltou outras recomendações.

“As recomendações seriam usarem roupas leves, manter uma boa alimentação, beber bastante líquidos ricos em vitaminas que intensifiquem o sistema imunológico , evitar ambientes com fumaça, deixar o ambiente umidificado em caso de não ter umidificador colocar uma bacia com água ou toalhas molhadas no quarto, se necessário lavar o nariz com soro fisiológico, manter uma boa higiene doméstica para não ter o acúmulo de poeiras e evitar exposição ao sol nos horários entre as 10h às 17 horas”, explica, Maria Luíza.

Confira a temperatura nas cidades para esta sexta-feira (2) de acordo com o Inmet

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?