fbpx
jc1140x200

Pará de Minas – Sem água, bombas de abastecimento são desligadas

Marca na parede mostra onde água deveria atingir
Equipamentos correm risco de queimar quando não há água suficiente.
Poços artesianos e caminhões-pipas são usados no período de estiagem.

 

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desligou as bombas que captam água nas bacias do Ribeirão Paciência e do Córrego dos Paivas em Pará de Minas. Segundo o gerente do distrito responsável pelo abastecimento de água na cidade, José Antônio Ribeiro Portella, o motivo é devido ao baixo nível de água nas captações da Estação de Tratamento de Água (ETA).

[pull_quote_right]Na estiagem estamos trabalhando com uma média de vazão de 40 litros por segundo, sendo a vazão mínima de sete litros por segundo e máxima de 80 litros por segundo, dia. Para que o abastecimento não seja interrompido estamos providenciando poços artesianos[/pull_quote_right]

De acordo com José Antônio, as bombas são desligadas automaticamente quando não há água suficiente, pois os equipamentos correm risco de queimar. “Na estiagem estamos trabalhando com uma média de vazão de 40 litros por segundo, sendo a vazão mínima de sete litros por segundo e máxima de 80 litros por segundo, dia. Para que o abastecimento não seja interrompido estamos providenciando poços artesianos”, explicou.

Nível de água que chega na ETA é insuficiente para abastecimento
Nível de água que chega na ETA é insuficiente para
abastecimento

Devido a estiagem, poços artesianos que foram perfurados e atendiam os bairros Grão-Pará, São Pedro, Alto Jardim, Castelo Branco, Vila Raquel e Santa Edwirgens, agora também são utilizados para abastecer outras regiões.

Com o redirecionamento da água dos poços artesianos, a Copasa tem abastecido os bairros Redentor, São Paulo, São José, Nossa Senhora de Fátima, Novo Horizonte, Esplanada, JK, Centro, Conjunto Habitacional São Vicente de Paula e Ozanam.

 

 

[pull_quote_left]Estamos tentando resolver o problema da falta de água com poços artesianos e caminhões-pipas, mas frizamos que é necessário que a população economize para que continuemos com o abastecimento[/pull_quote_left]

A Copasa orientou que a população da cidade evite o desperdício de água. “Estamos tentando resolver o problema da falta de água com poços artesianos e caminhões-pipas, mas frizamos que é necessário que a população economize para que continuemos com o abastecimento” ressaltou Portella.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?