fbpx
jc1140x200

Papai Noel dos Correios

Foto: Arquivo pessoal

O projeto Papai Noel dos Correios chegou a Lagoa da Prata e este ano presenteou mais de 250 crianças da Escola Estadual Dr. Arnaldo de Faria Tavares. No ano passado foram os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato que receberam os presentes, tendo sido a primeira vez deste programa na nossa cidade. No entanto ele já existe há quase trinta anos e é famoso pela originalidade das emocionantes cartinhas que chegavam endereçadas ao ‘Bom Velhinho’.

No início eram os carteiros que, por iniciativa própria e particular, adotavam cartas de crianças que chegavam na época do Natal com pedidos de presentes. Eles mesmos respondiam as cartinhas enviando os presentes. Pouco tempo depois a ação ganhou força e passou a unir a empresa dos Correios e toda a população nesta solidariedade, disponibilizando as cartas para qualquer pessoa adotar.

Em 2010, além de receber as cartinhas que vinham da sociedade, o Papai Noel dos Correios passou a incluir o aspecto escolar, convidando crianças do ensino da rede pública a também participarem. A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, visando assim o maior presente para o futuro de qualquer criança: a educação.

Adélcio Aparecido Barbosa, gerente da agência de Correios de Lagoa da Prata, conta que no Natal de 2016 ele e sua equipe foram convidados para ajudar no Papai Noel dos Correios na cidade de Dores do Indaiá. Ele então precisou pedir para que pessoas da nossa cidade ajudassem também adotando as cartinhas de lá. “Tivemos uma resposta tão positiva das pessoas de Lagoa da Prata, e aí eu pensei que deveríamos fazer aqui também. No Natal de 2017 fizemos o primeiro Papai Noel dos Correios aqui, e agora queremos dar sequência todos os anos”.

Adélcio Aparecido Barbosa, gerente da agência de Correios de Lagoa da Prata (foto: Arquivo pessoal)

A professora Gláucia Aparecida da Silva, da Escola Arnaldo Tavares, já conhecia o projeto e foi ela quem procurou os Correios e pediu a ação social para os alunos desta unidade. “Recebemos a visita dos Correios e fomos atendidos. Incluímos no projeto 250 crianças, do primeiro ao sexto ano, e todas ganharam os presentes. Para todos nós foi muito positivo, porque nossa escola atende várias crianças carentes, e percebemos pelas cartinhas que muitas realmente não ganham presentes de natal”.

Gláucia Aparecida da Silva, professora na da Escola Arnaldo Tavares (Foto: Arquivo pessoal)

No dia da entrega os alunos também viveram momentos de confraternização intensa. Aconteceram brincadeiras, apresentação do Coral com as crianças da APAE e um lanche especial, e o aprendizado vivenciado pela criança com o estímulo da escrita é grandioso para a educação. Além disso tudo, para as crianças mais novas, permanece a fantasia de que o Papai Noel enviou presentes pelo Correio.

O trabalho dos Correios neste projeto tem início mais ou menos três meses antes do Natal, com etapas diversas. Normalmente em novembro e início de dezembro as cartinhas já ficam à disposição da população para serem adotadas com antecedência. Qualquer pessoa ou empresa pode apadrinhar.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?