fbpx
jc1140x200

Os altos e baixos da vida: ou será que existe felicidade plena?

Passamos por alguns momentos delicados durante a vida. Momentos os quais se tivéssemos a opção, sem dúvida gostaríamos de não ter que enfrentar.  Nessas situações o sofrimento vem à tona e a impressão que temos é a de que o tempo literalmente não passa! Vivemos também nossos momentos de felicidade, em que ficamos extremamente de bem com a vida. Nessas ocasiões desejamos o contrário: que o tempo pare e assim nos dê a chance de sentirmos um pouquinho mais o gosto que tem ser feliz.

Se a vida é feita de altos e baixos, de momentos tristes e felizes, logo não existe a possibilidade de alguém se sentir realizado o tempo todo, não é verdade? Pois bem, sabemos e temos consciência disso, mas em algumas ocasiões podemos nos esquecer deste detalhe, nos iludindo na busca de uma vida perfeita, livre de sofrimentos. E é justamente nessa busca ilusória que encontraremos produtos com receitas sugestivas, do tipo“10 dicas infalíveis para ser feliz de vez” ou “ 5 passos para enfim alcançar o sucesso”.

É preciso cautela, pois nos momentos de sofrimento ficamos mais fragilizados e também suscetíveis a acreditar em promessas desse tipo. Não existe receita para ser feliz nem para nos livrarmos de vez de nossos problemas. O que podemos fazer, na realidade, é construir maneiras mais saudáveis de enxergar e lidar com nossos problemas. Agindo dessa forma, é bem provável que consigamos reduzir nosso sofrimento, aumentando assim a chance de nos sentirmos mais felizes Um fraterno abraço e até a próxima caro leitor!

Luciene Morais Batista é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realiza atendimentos clínicos em seu consultório particular, situado nessa mesma cidade.Trazer a psicologia para mais perto dos leitores através de textos que relacionem esse conhecimento ao cotidiano é o objetivo de sua coluna.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?