fbpx
jc1140x200

Operação ‘Proteção a Fauna’ prende três pessoas em Santo Antônio do Monte

A Operação ‘Proteção a Fauna’, que tem o objetivo de prevenir os crimes e infrações ambientais relativas à fauna silvestre brasileira.

Os militares receberam denúncias frequentes. (Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente / Divulgação).

Entre segunda (23) e quarta-feira (25), foi realizada a Operação ‘Proteção a Fauna’, que tem o objetivo de prevenir os crimes e infrações ambientais relativas à fauna silvestre brasileira, e principalmente o combate a prática de tráfico interestadual de pássaros.

Com a operação, as Polícias Militares de Meio Ambiente (PMMA) de Formiga e Lagoa da Prata apreenderam 20 pássaros silvestres e 19 gaiolas em Santo Antônio do Monte. Foram emitidos mais de R$ 240 mil em multas e três pessoas foram detidas.

Os militares receberam denúncias frequentes de tráfico interestadual de pássaros silvestres em Santo Antônio do Monte. Nas buscas, foi constatado que um homem de 34 anos movimentava um plantel de pássaros registrados no nome da esposa, uma mulher de 33 anos, e da irmã de 27.

Em fiscalização na casa das envolvidas, os pássaros não foram encontrados no local declarado no registro. A polícia desconfiou de fraude quando verificou que os animais tinham sido transferidos para outra de 30 anos e logo bloquearam os planteis para fiscalização. Os policiais voltaram para a residência vistoriada e encontraram a mulher de 30 anos, que negou ter criado os animais. O fato foi confirmado pela polícia.

Segundo a PMMA, após buscas no sistema foi verificado que o ex-companheiro da mulher, um homem de 36 anos, era o responsável pelas movimentações do plantel no nome dela.

Após localizarem o homem, a polícia encontrou diversas gaiolas com pássaros silvestres sem anilhas de identificação, no quintal da casa dele. Os militares confirmaram que o homem e a atual companheira, uma jovem de 26 anos, não têm registros para criação dos animais.

Eles foram detidos em flagrante por manutenção de pássaros sem registro, adulteração de anilhas e de registros e falsidade ideológica, além da apreensão dos pássaros e gaiolas. O homem de 34 anos também foi detido. Os três foram encaminhados para a Delegacia de Santo Antônio do Monte.

Foram fiscalizados também cinco locais com manutenção de pássaros em cativeiro, duas propriedades rurais e dez veículos foram vistoriados durante a fiscalização. Além disso, foram emitidos oito autos de infração, três termos de embargo/suspensão, um termo de apreensão e depósito, e quatro Boletins de Ocorrência registrados.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?