fbpx
jc1140x200

Oito municípios do Centro-Oeste de Minas aderem ao Programa “Conecta Novo Oeste”

O objetivo do programa é sugerir estratégias que foram traçadas aos novos governantes das cidades.

Por meio da parceria com o Sebrae, oito municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais aderiram ao projeto Conecta Novo Oeste. O objetivo é mobilizar lideranças dessas cidades, em um workshop, para promover uma visão integrada regional, identificar os gargalos nas cadeias produtivas que interferem no desenvolvimento econômico, identificar novas vocações e priorizar iniciativas com potencial de maior impacto no desenvolvimento local. Todas essas discussões alinhadas à Agenda do Desenvolvimento Regional do Novo Oeste.

De acordo com a analista de comunicação e marketing do Sicoob Crediprata e participante do Programa Lider, Clarisce Gontijo, o Conecta Novo Oeste oportuniza para os oito municípios uma evolução em termos de conhecimento por meio de uma série de palestras on-line sobre inovação, visando o desenvolvimento econômico e social da região Centro-oeste de Minas Gerais. Ou seja, de novo com o olhar do território, regional.

Clarisce ainda acrescentou que a série conta com as participações de especialistas de diversas áreas e empresas da região que irão falar sobre avanço tecnológico, desenvolvimento regional, inovação nas universidades e nas empresas, cases de parcerias, dentre outros assuntos.

Como forma de transbordamento da Agenda de Desenvolvimento Regional, o grupo Novo Oeste organizado em oito municípios (Arcos, Carmo do Cajuru, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Moema, Perdigão e Santo Antônio do Monte) o Conecta Novo Oeste. O evento é dividido em duas etapas. Num primeiro momento, o workshop para a construção de um Plano de Ação Local de Desenvolvimento Econômico. E, posteriormente, a realização de um Seminário promovendo um debate para conhecimento das propostas dos candidatos a prefeito desses municípios e apresentação do Plano de Ação Local, desenhado durante o Workshop, para inserção no Plano de Governo culminando na assinatura de um Termo de Compromisso.

O workshop em Lagoa da Prata foi realizado no dia 19 de outubro, na sede da ACE/CDL, localizada na Rua Vinte e Sete de Dezembro, 136 – Centro. Já o seminário acontece no dia 3 de novembro no mesmo local, às 9h. Em Moema, o evento foi realizado no dia 21 de outubro na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Lacerda, com seminário marcado para o dia 4 de novembro.

Workshop realizado em Moema (Foto: Divulgação).

Novo Oeste

É a denominação escolhida por um grupo de lideranças de doze municípios da região Centro-Oeste Mineiro, com integrantes da gestão pública, da academia, da iniciativa privada e do terceiro setor, a partir da participação do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder). Os municípios que integram o Novo Oeste são: Arcos, Bambuí, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Perdigão, Pitangui, Santo Antônio do Monte e São Sebastião do Oeste.

 Programa Líder

O Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder), metodologia de sucesso desenvolvida pelo Sebrae em vários pontos do Brasil, foi concebido para mobilizar e apoiar as lideranças para a efetivação das vocações e otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios, para promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.

O programa aconteceu durante oito encontros que foram iniciados em março de 2019. Em meados de fevereiro deste ano, o grupo já se mobilizava para apresentar à comunidade a Agenda de Desenvolvimento Regional, construída sob macrobjetivos (ambiente legal, infraestrutura, conhecimento e inovação) para que o Novo Oeste, daqui dez anos, se torne a região com o melhor ambiente de negócios de Minas Gerais. Porém, com a pandemia, essa apresentação foi adiada.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?