fbpx
jc1140x200

Obra hidroambiental realizada na bacia do rio Jacaré é entregue

A cerimônia de entrega aconteceu em Lagoa da Prata. A recuperação abrange as cidades de Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, que ficam no Alto São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promoveu no dia 14 de dezembro, na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lagoa da Prata, a entrega da obra de recuperação hidroambiental realizada na bacia do rio Jacaré, abrangendo Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, no Alto São Francisco. As intervenções consistiram em obras para controle de processos erosivos, práticas de conservação do solo, proteção de nascentes e adequação das estradas rurais, diminuindo desta forma o processo de assoreamento.

De acordo com o presidente do comitê e secretário de meio ambiente, Lessandro Gabriel, a obra visou a sustentabilidade e a viabilidade de buscar a proteção dos recursos hídricos da região. “Esta é uma reunião de encerramento. Propiciamos aos produtores rurais algumas obras sem custo algum, com um objetivo único de preservar as nascentes e os rios em si”, afirmou.
Cerca de R$ 560 mil foram destinados para a execução das obras que, ao longo de 20 meses, promoveram terraceamento (técnica agrícola de conservação dos solos, destinada ao controle de erosão hídrica. É utilizada em terrenos muito inclinados) de áreas degradadas, no intuito de reduzir o assoreamento dos cursos d’água; cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), construção de lombadas para adequação das estradas rurais e de barraginhas (sistema de contenção de água de pequeno porte) para captação de água da chuva e contenção de sedimentos; além de plantio de mudas nativas para reflorestamento de APP’s.

Estiveram presentes representantes do Estado, as empresas Implan e Neogeo, que executaram e fiscalizaram o projeto, o poder público municipal e estadual, representantes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?