fbpx
jc1140x200

O sono do bebê

O que fazer para que o bebê concilie o sono com mais facilidade? Como cultivar bons hábitos que perdurem por toda a infância

Seguem algumas sugestões:

1. Os bebês de até 3 meses precisam dormir 16 horas por dia, em média. Como devem se alimentar com frequência, é normal que não durmam sem interrupções.

2. Para ensinar ao bebê a diferença entre o dia e a noite, você pode deixar as persianas ou cortinas abertas durante as sonecas, e apagar as luzes antes de colocá-lo para dormir. Da mesma forma, a mamada diurna pode ocorrer em um espaço aberto, com outras pessoas presentes, enquanto a noturna deve ser tranquila e sem distrações.

3. Envolvê-lo como uma “trouxinha”, com uma coberta ou manta leve, ajudará o bebê a se sentir protegido, evocando a sensação acolhedora do útero materno. Para aprender a fazer isso corretamente, pergunte a uma enfermeira antes de deixar o hospital. A Academia Americana de Pediatria recomenda não aplicar esta técnica depois dos dois meses de vida ou quando o bebê começar a se virar.

4. A partir de um mês, você pode criar uma rotina que o ajude a identificar que está chegando a hora de dormir. Prefira atividades que o ajudem a relaxar, como dar um banho, ler uma história, dar de mamar ou colocar uma música suave. As atividades mudam conforme a idade da criança, mas a rotina de sono deve ser mantida.

5. Entre os quatro e seis meses, a maioria dos bebês é capaz de dormir entre 8 e 12 horas seguidas, mas cada criança é diferente, e em muitos casos, o tempo é melhor aliado para que o bebê durma sozinho e a noite inteira.

Para os pais que desejam resultados mais rápidos, existen métodos baseados em duas abordagens opostas: deixar o bebê chorar por longos períodos de tempo ou evitar o choro atendendo-o prontamente. Antes de aplicar qualquer uma das técnicas, é recomendável consultar um pediatra.

 

 

Fonte: UOL

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?