fbpx

O que quer uma mulher? | Artigo

Ah, clássica pergunta da psicanálise… Impulsionamento da própria teoria…

Alguns autores irão responder a essa pergunta da seguinte forma: as mulheres querem ser amadas. Enveredando por esse caminho, diz-se que a mulher tem inveja do falo masculino (símbolo do poder), ou seja, o órgão sexual do homem.

Essa falta no corpo do órgão que representa o poder faz com que a mulher deseje o que sabe que nunca terá. É por essa lógica de “não ter” que a mulher se define inconscientemente.

Essa falta é vivida então como uma falta de amor, que costuma ser vivida ao longo das relações. Mas faltar algo não é necessariamente ruim, pois onde existe falta também existe desejo. E é o desejo que move o mundo. Ninguém sonha em ter o que já tem, mas sim conquistar novos voos.

É importante pontuar que cada sujeito experimenta o amor de um jeito, e consequentemente suas faltas. É comum levar para a relação questões mal resolvidas durante a vida, principalmente se essas más resoluções têm ligações com os pais, que são nosso primeiro objeto de amor. Como cada história de vida é única, cada relação também o é, influenciada pela história de vida de cada um dos companheiros.

Por isso é fundamental dar ouvido ao outro, e entender que cada um oferece aquilo que pode. Se questionar sobre sua trajetória também é essencial, pois ajudará a compreender o papel do relacionamento para sua vida e, consequentemente, a diminuir as expectativas sobre o outro, ou saber administrá-las.

Para ser amada, acredito que é fundamental exercitar diariamente o autoamor. Quando temos uma boa estima de nós mesmas, cultivamos bons sentimentos, e só iremos permitir que seja oferecido o mesmo.


Autora – Maria Bruna Mota Atendimentos: Clínica Reabilitar e Clínica Felicitá

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄