fbpx
jc1140x200

O movimento oscilatório e ondulatório e a natureza dos entes quânticos

Fótons, e outros entes quânticos (como elétrons), podem produzir figuras de interferência, como ocorre no experimento da fenda dupla. E interferência é efeito exclusivo de ondas. Ente quântico apresenta natureza ondulatória. Na mesma experiência, fótons marcam um detector de partículas e assim apresentam natureza de partículas. Detecção é efeito exclusivo das partículas. Entes quânticos apresentam natureza de onda e de partícula.

Mas quando se observa a natureza de partícula dos fótons, ou de outros entes quânticos, quando esses são detectados, não se pode observar a natureza ondulatória deles, não se forma a figura de interferência. Entes quânticos nessa situação não são ondas. E quando se observa a natureza de onda dos entes quânticos, quando suas ondas são observadas, não se pode observar a natureza de partículas deles. Entes quânticos só se apresentam como ondas quando não detectados. Entes quânticos, nessa situação, não são partículas. Entes quânticos só são ondas quando não detectados, quando não partículas.  

A teoria quântica postula para seus entes uma natureza observável, porém não interpretável, estranha, contraditória: de onda e não onda, de partícula e não partícula; de onda só quando não de partícula, de partícula só quando não de onda.

Com ajuda da teoria dos unifótons vamos desvendar a esse enigma quântico.

A luz nos permite a visão. O som nos permite a audição.

As ondas nos trazem informações do que não tocamos, do distante. Pois ondas são propagações de grandezas que afetam outas no meio onde propagam.

Algo material não pode ficar entre as pás de um ventilador em funcionamento por muito tempo, pois ali é gerado um campo de impenetrabilidade. Entes impenetráveis em movimento geram campo de impenetrabilidade.  

Os impenetráveis unifótons (entes não constituídos e constituintes em última instância da matéria) oscilam em frequências próprias a cada tamanho deles. São osciladores. Criam em suas vizinhanças um campo de impenetrabilidade, pois comunicam, através de suas colisões, oscilações aos outros unifótons de sua vizinhança. Estruturas materiais geram, por causa de seus unifótons, campos de impenetrabilidade.

Uma canoa em movimento gera ondas em sua vizinhança e essas podem atingir a outras canoas. Antenas emissoras de ondas eletromagnéticas contêm elétrons, partículas que oscilam e geram ondas eletromagnéticas.

Estruturas materiais paradas geram campo de impenetrabilidade, mas não geram ondas deste campo.

Estruturas materiais básicas (as de camadas de unifótons) em movimento geram ondas de impenetrabilidade, que podem atingir e afetar a outras estruturas materiais. São antenas emissoras de ondas de impenetrabilidade.

Uma estrutura material básica é como uma antena receptora, pois a impenetrabilidade determina as estruturações, conforme já tratamos na postagem: A ORIGEM DAS FORÇAS. Alterações de impenetrabilidade podem causar mudanças estruturais. Assim as ondas de impenetrabilidade são ondas de probabilidade de ocorrências de alterações em estruturas materiais.

Ondas de impenetrabilidade condicionam a observação de estruturas materiais básicas, por causarem mudanças nas estruturas materiais existentes em um meio, como mudanças de fase, reações químicas, etc.

Embás (estruturas materiais básicas) em movimento geram ondas de impenetrabilidade, que são como ondas de pressão, como as que explicam a observação das trajetórias de embás em câmeras de neblina, através de mudança de fase, que ocorre por efeito de tais ondas.

Mas a detecção de uma embá a impede de gerar onda de impenetrabilidade, que, por exemplo, ao passar por fenda dupla, gera a figura de interferência (algo observável por efeito de mudanças em estruturas materiais na tela), e assim essa figura não pode ser mais observada ao se detectar a embá, que a gerava. Assim, a observação (detecção) das embás impede a observação das ondas geradas pelo movimento das mesmas, e a observação das ondas não pode ocorrer com a detecção das embás em movimento que as geram. Assim, o enigma é resolvido.

Antena emissora, onda e antena receptora são interdependentes. Para as observações à distância as estruturas materiais básicas e as ondas de impenetrabilidade são interdependentes e necessárias.  

Agora sabemos que estruturas materiais básicas em movimento geram ondas de impenetrabilidade, mas não são ondas, mas é como se fossem, pois geram ondas. E ondas de impenetrabilidade permitem a observação de estruturas materiais, mas não são estruturas materiais, mas é como se fossem, pois geram alterações estruturais. Emissões ou absorções de pacotes de unifótons, emissões ou absorções e estruturas constituídas por unifótons.

Sem conhecer o campo de impenetrabilidade não seria possível explicar a natureza enigmática dos entes quânticos. Não seria possível interpretar as ondas de probabilidade como ondas de impenetrabilidade.

Fótons em movimento geram ondas. Há então ondas devidas a emissão de fótons e há falta de ondas devido às absorções de fótons. Há espectros de emissão e há espectros de absorção.

O espectro de absorção nos mostra que apenas partículas em movimento geram ondas.

Ente quântico é atalho intelectual (heurística) para a interpretação das interações das embás.

Se você percebeu algum erro no texto acima por favor mostre-me. Ajude-me a melhorá-lo.

Que novo assunto relacionado ao dessa postagem você gostaria de ler?


José Roberto é professor Física, tendo se formado pela UFMG. Atualmente, é aposentado e teve a licenciatura como a profissão de toda a sua vida, durante a qual tem desenvolvido a teoria, que agora divulga. Seu e-mail é: [email protected]

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?