fbpx
jc1140x200

“O melhor plano de saúde em Lagoa da Prata é o dinheiro”, lamenta Synara Nicolau

Bancária desabafa contra o serviço de saúde e disse que políticos foram eleitos para não fazerem nada pela saúde do município.

A bancária Synara Nicolau fez uso da Tribuna Popular na última reunião ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira (21/09) para criticar o atendimento do Hospital São Carlos e reclamar que o serviço de saúde pública em Lagoa da Prata tem sido um instrumento para captar votos. “E não falo somente dos vereadores da saúde, mas falo também dos deputados que durante muitos e muitos  mandatos se elegeram para não fazerem absolutamente nada pela saúde da cidade. Está na hora de começarmos a fazer essa cobrança. O povo de Lagoa da Prata tem esse direito”, desabafou. Leia, a seguir, as críticas feitas pela bancária durante a reunião dos vereadores:

“No dia 21 de agosto a minha sobrinha nasceu no Hospital São Carlos. Minha irmã saiu do trabalho e foi direto para o hospital, precisou tomar um banho, e lá não tinha toalha para minha irmã se secar. Então, foi oferecido a ela um pedaço de lençol.

Minha irmã fez o pré-natal particular e a cirurgia também. Solicitamos que o médico pediatra de nossa confiança acompanhasse o parto. E isso nos foi negado.

 Após o parto, a enfermeira trouxe a minha sobrinha para a gente ver. E a minha mãe percebeu que a neném não estava bem e questionou a enfermeira, que disse que ela era prematura e a levou de volta.

Então começou o nosso martírio. Minha sobrinha estava com uma infecção. Conversei com a equipe de enfermagem. Falei que queria levar o pediatra da minha confiança e eles negaram novamente. Minha sobrinha foi piorando. Mas um anjo de Deus nos alertou. Ele entrou lá e disse: ‘Tire a sua sobrinha daqui porque ela não está bem’. O que mais me revolta é que, se Lagoa da Prata não tem estrutura para atender, porque o hospital insiste em segurar o paciente?

Tenho a tranquilidade de cobrar isso de vocês, vereadores, porque a saúde de Lagoa da Prata tem que deixar apenas de ser um veículo de ganhar voto. Está na hora de começarmos a fazer essa cobrança. O povo de Lagoa da Prata tem esse direito.

Para piorar a situação, quando exigimos a transferência, o médico foi arrogante conosco. Ele disse: ‘Vou dar o encaminhamento, vou mandar cadastrar no SUS Fácil, mas vocês ajoelhem e rezem porque ela não tem um plano de saúde’. Minha irmã disse: ‘Doutor, o melhor plano de saúde em Lagoa da Prata é o dinheiro’. A minha irmã estava com tudo pago, mesmo antes de fazer a internação.

Graças a Deus, em duas de prazo conseguimos a vaga para a minha sobrinha no Sofia Feldman, um dos melhores hospitais 100% SUS, que nos recebeu de uma maneira que ficamos impressionados. Ouvi uma frase da enfermeira chefe, quando cheguei com a minha sobrinha, que me marcou para o resto da vida. Eu, acostumada com o atendimento de Lagoa da Prata, onde primeiro é o dinheiro, cheguei com os papéis para providenciar a internação do bebê e a enfermeira me disse: ‘Calma! Primeiro vamos acolher o bebê e deixá-lo em segurança. Quando ele não estiver mais correndo o risco vamos cuidar da papelada. Aqui primeiro é a vida’.

Por que num hospital 100% SUS primeiro é a vida e em Lagoa da Prata, nem a gente pagando, a vida está na frente?”

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato com a diretora do Hospital São Carlos, Danielle Saraiva, para que ela comentasse as declarações de Synara Nicolau. Saraiva estava em viagem e a sua secretária tentaria fazer contato com ela. Não tivemos um retorno do hospital até o fechamento desta edição. O espaço está à disposição da diretoria do HSC, caso queira se pronunciar nas próximas edições.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?