fbpx
jc1140x200

Núcleo do Câncer de Santo Antônio do Monte terá sede própria

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Monte, em reunião realizada no dia 27 de abril, autorizou o município a doar um terreno para o Núcleo do Câncer construir sua sede. De acordo com Vera Borges, coordenadora da instituição, o sonho do núcleo é ter um espaço melhor para atender os pacientes, fazer campanhas e terapia em grupo.

A entidade surgiu em 21 de maio de 1986, como uma parceria com o Hospital Mário Pena, que trata pacientes com problemas oncológicos. Segundo a coordenadora do núcleo, com o tempo o hospital sentiu a necessidade de fazer uma parceria com as cidades para fazer essa intermediação com os pacientes do interior do estado. “Há cerca de trinta anos, o câncer não era tão comum e os pacientes ficavam sem amparo. Então foi feita esta parceria. Atualmente, não são muitas cidades que permaneceram com essa parceria, algumas desvincularam, outras cresceram, como é o caso da Fundação Chiquita Perillo, em Lagoa da Prata, que antes era um Núcleo do Câncer e hoje é uma fundação com uma estrutura maior”, afirmou Borges.

A coordenadora ainda disse que todos os contribuintes são voluntários. “Temos muito orgulho em dizer que somos uma entidade pública reconhecida como utilidade pública federal e municipal. Temos uma funcionária e vinte voluntários. Em época de evento temos os amigos que colaboram conosco. Podemos dizer que a entidade  é muito ampla e com isso cada voluntário se encaixa em uma função”, frisou.

[pull_quote_right]O Núcleo do Câncer não atente o paciente, e sim, a pessoa. Atendemos cerca de vinte e cinco pacientes, em geral, carentes. Quando a pessoa não precisa da ajuda financeira a auxiliamos de outras formas[/pull_quote_right]

Além de colaborar com a entidade, os voluntários fazem visitas aos pacientes, orientam e encaminham para consultas quando há a necessidade. “O Núcleo do Câncer não atente o paciente, e sim, a pessoa. Nós criamos um vínculo com as pessoas que atendemos. Atendemos cerca de vinte e cinco pacientes, em geral, carentes. Quando a pessoa não precisa da ajuda financeira a auxiliamos de outras formas. Temos uma abordagem amigável, bem sutil e muitas vezes buscamos um intermediário”, destacou a coordenadora.

A captação de recursos do Núcleo do Câncer é feita através de eventos, caixinhas deixadas em estabelecimentos comerciais e doações. “Fazemos bingos, feiras, feijoadas e temos os doadores, que são nossa maior fonte de renda. Não temos ajuda de nenhum órgão federal, estadual ou municipal”, afirmou.

Segundo Borges, o trabalho do Núcleo do Câncer é bem aceito pela população. “Às vezes as pessoas confundem nosso trabalho com o da ACCCOM e falam que já contribuem com a instituição de Divinópolis. Nossos propósitos são os mesmos, porém, não possuímos vínculo com a ACCCOM. O nosso dinheiro arrecadado fica na cidade”, salientou.

Vera agradeceu a doação do terreno e convidou a população a ser voluntária da entidade. “Nós ganhamos o terreno, que é um passo fundamental para dar início à construção. Fica o convite para quem quiser ser um voluntário e/ou colaborador”, destacou.

Quem se interessar pode procurar a sala do Núcleo Câncer, na Praça Getúlio Vargas, 77, Sala 101, no Centro de Santo Antônio do Monte. Os telefones são (37) 9836-2626 ou 9907-9770.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?