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Novo modelo de Carteira de Identidade propiciará mais agilidade nos atendimentos em Lagoa da Prata

A reportagem do Jornal Cidade conversou com o delegado Ivan José Lopes, que explicou como funciona o sistema.

Rhaiane Carvalho


Após anos enfrentando dificuldades para a emissão de Carteira de Identidade, a população lagopratense já pode comemorar. É que a Delegacia de Polícia Civil passou a emitir um novo formato de Carteira de identidade que, segundo o delegado Ivan José Lopes, garantirá mais agilidade no processo.

“A Carteira de Identidade chegará para a pessoa em sua residência pelos Correios. O processo agora é digital, não tem a necessidade de sujas as mãos com tinta e também não é necessário levar fotografias”.

Ilustração do novo modelo de Carteira de Identidade. (Governo Federal / divulgação).

E a primeira pessoa a ser atendida de acordo com o novo sistema foi a senhora Rosângela Peixoto de Morais, moradora do bairro Chico Miranda.

Rosângela Peixoto de Morais é moradora do bairro Chico Miranda e foi a primeira pessoa a fazer o novo modelo de Carteira de Identidade em Lagoa da Prata. (Foto: Polícia Civil / divulgação).

“O sistema ABIS – Sistema Automático de Identificação Biométrica, além de trazer agilidade e conforto no momento do atendimento ao cidadão, viabiliza o reconhecimento facial de pessoas e Identificação datiloscópica de forma rápida e segura. Assim, fotos ou imagens de criminosos em cenário de crime podem resultar em identificação. Da mesma forma, impressões digitais ou fragmentos de digitais em local de crime podem levar à identificação do autor de forma rápida e 100% confiável, quando o banco de dados for completo”, explicou o delegado.

Ele ainda acrescentou que o novo formato da Carteira de Identidade segue um padrão nacional explicou sobre a emissão da primeira e segunda via.

“A 1ª via da Carteira de Identidade continua gratuita para todas as pessoas. A 2ª via também é gratuita para pessoas hipossuficientes (aquelas beneficiárias de auxílios federais inscritas no CAD Único. Também é gratuita para 2a via em casos de furto e roubo recente”, informou.

Em relação a dar mais agilidade na demanda de emissão ele enfatizou que esse é um problema grave e que se arrasta há anos, mas que medidas estão sendo analisadas para que se resolva a situação o quanto antes.

“Acreditamos que com isso vamos conseguir atender um número maior de pessoas por dia. Outras medidas também estão sendo tomadas para aumentar o número de atendimentos e atender toda a demanda reprimida”.

 

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