fbpx
jc1140x200

Novembro Azul – Você sabia? Preconceito mata.

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializada em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br

Infelizmente são muitos os homens que se deixam vencer pelo preconceito e assim colocam a própria saúde em risco. São diversas as campanhas que os orientam sobre a importância de procurarem o serviço médico e realizar os exames necessários para se prevenirem contra o câncer de próstata. No entanto, apesar de terem cada vez mais acesso à informação, alguns homens ainda insistem em não procurarem pelo serviço médico. Mas por que isso acontece?

Algumas barreiras impedem que os homens tomem a atitude certa, ou seja, se previnam. Uma destas barreiras relaciona-se ao pensamento enganoso do tipo: “Comigo isso não acontecerá”. Apesar de verem a informação eles não a correlacionam com a possibilidade de realmente ficarem doentes. É como se fosse algo muito distante de sua própria realidade. Ao pensarem que isso só acontece com outros homens, não com eles, mantêm o comportamento de não se prevenirem. Outro tipo de pensamento que também impede os homens de se cuidarem refere-se à ideia falsa, mas que muitos ainda acreditam de que “homem que é homem, não faz exame de toque retal”. Com este tipo de pensamento muitos homens podem acabar por não se cuidar, com medo do que as pessoas, principalmente seus amigos, pensarão sobre a sua masculinidade.

Atenção homens, fica aqui o primeiro alerta: você também pode ficar doente, isso não acontece só com os outros e você pode ser a próxima vítima. Por isso, valorize sua vida e previna-se. Segundo alerta: o conceito de “macho” e de masculinidade não se relaciona com exame de toque retal. Existem muitos critérios que podem ser utilizados como parâmetro para se falar de masculinidade. Não se torne refém daquilo que o outro pensa, somente você sabe e à você interessa assuntos referentes à sua sexualidade. Quer saber? Homem que é homem se ama, se cuida e vence o preconceito!

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?