fbpx
jc1140x200

Nova turma de vereadores mirins irá tomar posse em LP

Acontece hoje, 10 de maio, às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal João Rocha Oliveira, a posse dos vereadores mirins da legislatura 2018/2019. Ao todo, serão nove vereadores e nove suplentes.

O projeto, que foi idealizado pelo vereador Adriano Moreira, tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e estudantes, permitindo que eles participem do processo legislativo para maior compreensão deste órgão. A Câmara Mirim é implantada nas escolas públicas e privadas, em turmas do 6º ate o 9º ano do Ensino Fundamental, e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lagoa da Prata. Os vereadores são escolhidos por meio de votação nas próprias escoas, e a coordenação do projeto é da advogada Raquel Vidal.

Segundo a ex-vereadora mirim Luciana Laibe Santos Silva, a atuação na Câmara a ajudou adquirir vários conhecimentos. “Percebi que a política não é, de fato, o que eu imaginava. Aprendi que ela está presente em todos os momentos da vida do cidadão, que é necessário lutar para o bem comum, aprendi a deixar a timidez de lado, e a importância de estar ciente dos acontecimentos políticos do Brasil”.

Luciana Laibe Santos Silva, ex-vereadora mirim

Luciana foi eleita para os mandatos de 2015 a 2017, e disse que gostaria de ter ficado mais tempo. “Entendo que outros jovens precisam desfrutar do prazer de ser um vereador mirim e conhecer o verdadeiro significado de estar na política para poder ajudar a melhorar a sociedade”, reconhece. Para a jovem, a política merece outros olhos: “Eu gosto muito da frase do filósofo Platão citando que ‘não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam” .

A atuação da Luciana na Câmara Mirim a levou à proposição de projetos para implantar faixas de pedestres elevadas próximo às escolas; uma faculdade; um centro educacional para crianças e adolescentes; programa de cultivo em que os alunos de escolas públicas possam plantar e colher; um centro olímpico tanto para jovens quanto para idosos, um sistema de trabalho no presídio; uma delegacia para mulheres, creche para idosos, entre outros. Dentre as suas propostas, o aumento do mandato dos vereadores mirins de um ano para dois anos foi aprovado.

A experiência no Projeto Câmara Mirim rendeu para Luciana ótimas perspectivas para o futuro, despertando nela o desejo de se inserir na carreira política. Não apenas pretendo ser uma vereadora como também uma futura prefeita. O principal objetivo é ajudar a população, os animais e mostrar que a política possui o seu lado justo, buscando não apenas o interesse próprio”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?