fbpx
jc1140x200

Nova onda de calor deve aumentar temperatura entre 15ºC e 25ºC acima da média

De acordo com a MetSul Meteorologia, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades; confira como fica a temperatura do decorrer da semana em algumas cidades da região do Centro-Oeste de Minas.

De acordo com informações divulgadas pela MetSul Meteorologia neste domingo (27),  uma onda de calor atípica deve atingir regiões do Brasil nesta semana, com temperaturas acima dos 40ºC no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com pontos mais quentes espalhados pelos locais que podem chegar a bater os 45ºC. As informações coincidem com o Climatempo, ambos apontando recorde de calor nos próximos dias.

“Há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões. O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, publicou a MetSul.

O Clima Tempo alertou que, entre 5 e 7 de outubro, “modelos meteorológicos indicam um terceiro episódio de aquecimento bem expressivo”, que deve gerar recordes de temperatura.

Conforme a MetSul, o aquecimento atípico ocorre devido a uma “gigante bolha de ar quente” que atua sobre as regiões há algumas semanas e que deve se radicalizar nos próximos dias. A baixa umidade relativa do ar e do solo agravam a situação, segundo a empresa.

“As anomalias de temperatura que são mostradas pelos modelos numéricos são absolutamente incomuns, com desvios imensos. As simulações computadorizadas chegam a projetar temperatura entre 15ºC e 20ºC acima do normal no Centro-Sul do Brasil”, conclui o alerta.

Confira como fica a temperatura em algumas cidades da região segundo o Climatempo:

  • Em Lagoa da Prata, a previsão é de que o município tenha máxima de 38ºC durante a semana.
  • A máxima para Arcos também deve atingir os 38ºC.
  • Durante a semana, Bom Despacho deve atingir os 36ºC.
  • A previsão para esta semana em Formiga é de 38ºC.
  • Japaraíba deve intercalar entre os 35ºC e 36ºC no decorrer da semana.
  • Em Luz a temperatura sobe, podendo alcançar os 39ºC no meio da semana.
  • A temperatura para Moema deve intercalar entre 35ºC e 34ºC.
  • Em Santo Antônio do Monte, a previsão é para 35º durante a semana.
  • A máxima para Nova Serrana também pode chegar a 35ºC.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?