fbpx
jc1140x200

No Dia Internacional do Enfermeiro, o Jornal Cidade faz uma homeagem aos profissionais

Para falar sobre a rotina pesada que a classe tem enfrentado, a redação fez uma entrevista com um técnico em enfermagem.

Reportagem: Karine Pires

Nesta terça-feira (12), é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Estes profissionais, assim como os médicos, estão na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19. No Brasil, 390 mil profissionais da saúde já foram infectados pela doença.

O Jornal Cidade conversou com Diego Ribeiro, que é Técnico de Enfermagem e atua na área há nove anos. Atualmente, ele trabalha na Santa Casa de Arcos.

Hoje é dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, o que te fez seguir a profissão?

Diego: O que me faz seguir na profissão é poder cuidar e se doar ao próximo como nesse momento que a gente está passando de crise, uma pandemia, estar pronto para vencer esse vírus. (se referia ao novo coronavírus)

Em tempos da Covid-19, como você e seus colegas estão sendo orientados dentro do hospital? Possui equipamentos adequados para trabalhadas? Como luvas, máscaras, roupas especiais?

Diego: No hospital, graças a Deus estamos muito bem preparados para enfrentar a Covid-19. Seguindo os protocolos corretos, usando luvas, máscaras, fazendo assepsias, se protegendo, fazendo triagem correta, colocando pacientes suspeitos em isolamentos e separando de outros pacientes que são colocados em outros leitos.

Tem algum colega que foi contaminado pela doença?

Diego: Até o momento, graças a Deus, não tem nenhum colega contaminado. Mas estamos preparados, seguindo todos os protocolos. Afastaram (a supervisão do hospital) os colegas como gestantes e idosos que não poderia estar na linha de frente.

Foto: (Diego/Arquivo Pessoal)

Como está sua saúde psicológica?

Diego: É uma situação difícil ter que entender de uma hora para outra, ter que se isolar dos nossos pais e avós. Mas a gente tem que se proteger e proteger eles mesmo que a gente esteja no hospital, estamos cuidando do seus e chega em casa a gente tem cuidar dos nossos. É muito importante, mas ao mesmo tempo é muito difícil ficar isolado sem ver essas pessoas que você ama. Às vezes você se sente sozinho, a gente se sente isolado também, porque o risco é maior da gente trazer para nossa família e é muito ruim e a gente se sente como infectados, como se tivéssemos mesmo com o vírus.
Mas temos que ter sabedoria para enfrentar e lidar com cada situação vivida. Porque não tem só esse tipo de doença, tem outras doenças também. Temos que ter cuidado com a gente e com o próximo, mas na minha cabeça eu penso que tenho que cuidar dos meus e fazer tudo certo porque lá na frente vamos vencer.

O hospital tem dado suporte em relação a isso?

Diego:O hospital está dando o maior suporte, cabe a gente também usar todos os materiais, orientar os pacientes, porque não tem só Covid-19 tem outros pacientes que chegam com outras doenças no hospital.

Arcos tem 8 casos confirmados e, em comparação com outras cidades da região como Divinópolis, não possui muitos casos confirmados. Como está o hospital que você trabalha neste momento?

Diego:  No momento, encontra-se pacientes internados com vários tipos de patologias, alguns isolados e suspeitos, outros com outras patologias.

Qual a mensagem que você gostaria de dar a população neste momento?

Diego: A mensagem que eu deixo é que não saia de casa e, se for sair, saia para resolver  o necessário, use máscara, faça higienização dos alimentos e das mãos corretamente,  tome banho quando chegar em casa caso tenha saído e tenha amor ao próximo. A gente tem que tratar a vida com zelo e pedir a Deus que isso passe o mais rápido possível, mas que também façamos nossa parte aqui. Vamos passar por esta fase que está afetando à todos não só os profissionais de enfermagem mas em outras áreas. Então eu peço, fique em casa! E parabéns a todos os profissionais que nos ajudam e aos meus colegas que atuam nessa profissão linda.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?