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Nilson Bessas – Comércio eletrônico. Ameaça ou oportunidade?

O tema desta edição está voltado a você que é empreendedor do setor varejista. Há poucos anos, grande parte do consumo das pessoas era fornecido e comercializado pelos comércios de suas próprias cidades, concentrando-se no local: renda, emprego e desenvolvimento através das vendas e dos impostos gerados. Mas esse foi um tempo que ficou para trás, pois, caíram as fronteiras e desapareceram as divisas comerciais. O mercado globalizou, surgiu a “internet” e uma nova cultura de consumo.

Essa nova forma de consumo tem ganhado adeptos em um ritmo que não retroage mais. Sua tendência é crescer, conforme expansão deste canal de vendas por novas empresas e à medida que a “internet” se tornar comum nos lares das classes mais simples. E isso, afetará diretamente a estrutura de negócios das empresas, que vendem somente através do atendimento pessoal nas dependências físicas tradicionais. Com isso, o empresário precisa estar atento e reagir a esse novo fenômeno de mercado.

Esse novo cenário aumenta a competição. Agora, os concorrentes não são somente as pequenas lojas da rua e do bairro, são empresas gigantes, instaladas em outras cidades e em outros países.

Quando o consumidor entra em um “site” de vendas, ele localiza rapidamente o artigo/produto que está querendo, de acordo com a marca e o modelo. Logo, é possível visualizá-lo tridimensionalmente, conhecer sua descrição, sua dimensão, peso, cores, potência, garantia de fábrica e mais uma infinidade de coisas inimagináveis. São informações que boa parte dos vendedores de lojas tradicionais não sabe transmitir, deixando o atendimento a desejar e o cliente decepcionado na hora da compra. O comércio físico então começa a ter a sua zona de conforto ameaçada, precisando se adaptar aos novos tempos. Entretanto, é preciso estar atento e criar estratégias que irão lidar com essa competição.

Oferecer diferenciais para continuar recebendo os clientes nas dependências físicas ou oferecer uma repartição de comércio on-line? Ou oferecer os dois? Estes são caminhos a serem escolhidos e que cabem a nós, como empreendedores, tomarmos a decisão. Mas não podemos fazer isso de qualquer jeito, precisamos fazê-lo com profissionalismo e eficiência para minimizarmos os erros.

Como tudo tem seus prós e seus contras, no mercado não é diferente. Não há nada absolutamente perfeito e completo. O comércio “on-line” tem crescido devido às facilidades oferecidas, tais como: conforto, segurança e agilidade. Mas tem, por outro lado, encontrado obstáculos difíceis de serem superados, como o prazer dos consumidores de irem às compras, conhecerem pessoas e estabelecerem novos relacionamentos. Os consumidores querem ter o privilégio de comprar pela “internet” no sossego de sua casa, mas estes não abrem mão do prazer de irem aos shoppings, supermercados, lojas e restaurantes.

Nota-se que, embora a “internet” esteja fazendo uma revolução na sociedade e inclusive no comércio, acredita-se que o mercado tradicional sempre terá seu espaço. É claro que alguns tipos de negócios serão absolutamente extintos em razão do sucesso da “internet”, sem condições de reação. Mas, grande parte ainda continuará em atividade. No entanto, essas empresas deverão adotar uma postura ousada e criativa para convencer seus consumidores.

“Dar atenção” é algo que tende a ficar raro pelo ritmo acelerado em que a sociedade vive. Diante disso, você e sua equipe de vendas deverão se concentrar no cliente quando ele estiver sendo atendido na sua loja física. Normalmente, toda empresa passa por desafios ao longo de sua existência. E cabe a cada gestor estudar seus pontos fracos e fortes. Sempre há uma boa saída para quem está disposto a enfrentar com entusiasmo e criatividade as mudanças de mercado. Estes, além de sobreviverem, expandirão os negócios. E se hoje, a “internet” é sua ameaça, com certeza amanhã será sua oportunidade. Tudo depende da forma que o gestor olhar a situação. Veja o mercado com otimismo! Acompanhe o desenvolvimento tecnológico e o tenha como ferramenta para a realização de bons negócios ou como inspiração para criar estratégias para competir.

 

Nilson Bessas Presidente do Conselho de Administração e Diretor Comercial/Financeiro do Sicoob Lagoacred Gerais. E-mail: nilson@lagoacred.com.br
Nilson Bessas
Presidente do Conselho de Administração e Diretor Comercial/Financeiro do Sicoob Lagoacred Gerais.
E-mail: [email protected]
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