Nave feita com a participação de engenheiro moemense está prestes a chegar a Marte

Nave feita com a participação de engenheiro moemense está prestes a chegar a Marte

A nave espacial Perseverance feita pela Nasa, está prestes a pousar no planeta vermelho. A nave contou com a participação do engenheiro Ivair Gontijo, que é natural de Moema. Além da agência americana, há outras duas agências espaciais envolvidas na expedição histórica que tem como objetivo saber se houve vida em Marte.

O planeta vermelho receberá a visita de três naves, de três países diferentes ainda em fevereiro de 2021, data em que marcará as expedições espaciais no mundo. As agências espaciais envolvidas são dos Emiradores Árabes, China e Estados Unidos, em que a responsável é a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), agência na qual o moemense Ivair Gontijo, é engenheiro da nave Perseverance, equipamento que irá para o espaço nesta expedição, que tem como objetivo descobrir se há vida microbiana em Marte.

Há anos agências espaciais estão envolvidas nesta missão. Em março de 2020, auge da pandemia da covid-19 no mundo, a sonda Al Amal, dos Emirados Árabes, foi lançada do Japão no dia 19, seguida pela chinesa Tianwen-1, que decolou do centro espacial de Wenchang no dia 22, e pela americana Perseverance, no dia 30 para o planeta.

Na imagem, um exposto de como a nave espacial Perseverance pousará em Marte. Foto: (Reprodução/ Revista Veja)

A Nave Perseverance se trata de um rover – considerado o maior, mais pesado, limpo e sofisticado geólogo robótico com seis rodas já lançado no espaço sideral, pode buscar por sinais de vida antiga e coletar amostras que serão trazidas ao planeta terra.

Participação de Ivair

Ivair não tinha a pretensão de conseguir fazer o Ensino Médio, mas com muito esforço e dedicação, hoje comanda equipe de engenheiros responsáveis pela missão em Marte. (Foto: Gizmodo Brasil)

Ivair Gontijo é um dos engenheiros da nave Perseverance, também é cientista e trabalha no JPL, um dos principais laboratórios da NASA. Anteriormente, em entrevista dada ao Jornal Cidade em agosto de 2020, o engenheiro Ivair Gontijo explicou que a pandemia interferiu diretamente nos trabalhos da equipe responsável pela missão.

“Desde o dia 18 de março as pessoas que trabalham no projeto começaram a trabalhar de casa, inclusive eu. E o pessoal que estava trabalhando na Flórida tiveram que montar um esquema extraordinário para garantir que ninguém fosse contaminado. Foi montado três grupos diferentes, cada um com uma função, com medidas super rígidas para garantir que ninguém pegasse o vírus. O lançamento foi feito praticamente todo de casa com pouca gente no local, então não pudemos ver o lançamento ao vivo” ressaltou, Ivair.

Netwise

Ivair coorderna uma equipe com presença de outros engenheiros, de várias partes do mundo. O foguete com novo robô chamado Perseverance foi para o planeta a bordo do foguete Atlas V541, no dia 30 de julho de 2020, direto da Estação da Força Aérea em Cabo Carnaveral, na Flórida. A previsão era  que ele chegasse a Marte em fevereiro de 2021, previsão que está prestes a se concretizar.

 

 

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄