fbpx
jc1140x200

Museu Itinerante da Escravidão visitará escolas de Japaraíba

Serão realizadas palestras contando a história da escravidão no Brasil.

As datas escolhidas antecedem à Festa do Congado. (Foto: Escola Maxime).

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Museu Itinerante da Escravidão visitará as escolas do município de Japaraíba e levará seu acervo para exposição. O acervo é formado por dezenas de peças originais dos séculos XVIII e XIX, período em que o Brasil fazia uso de mão-de-obra escravizada.

Serão realizadas palestras sobre a história da escravidão no Brasil. Não sendo o foco nos horrores das torturas, mas sim na resistência e valorização da cultura e conquistas. A palestra tem por características; ser dinâmica, lúdica e interativa para os alunos. Os estudantes poderão tocar nas peças relacionadas à punição, resistência, uso cotidiano e de trabalho escravo.

A ação é promovida pelo Departamento Municipal de Cultura e Compac (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural), buscando levantar discussões positivas sobre a história dos povos brasileiros escravizados, heranças culturais, valores e conquistas. Fortalecer a identidade negra e contribuir para a igualdade social. E ainda, iniciar debates contra o preconceito e o racismo.

As datas escolhidas antecedem à Festa do Congado – realizada no mês de outubro, iniciada por escravos – e também ao dia da Consciência Negra – 20 de novembro.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?