fbpx
jc1140x200

Mulheres de Formiga agora poderão fazer mamografia na cidade

De acordo com a prefeitura, até então as mulheres tinha que sair da cidade para fazer o exame. Agora, com o equipamento próprio, a Secretaria Municipal de Saúde estipula que cerca de 6 mil exames poderão ser feitos anualmente na cidade.

A Prefeitura de Formiga informou que agora conta com um mamógrafo que já chegou na cidade e, em breve, estará à disposição das formiguenses. Até então, as mulheres tinham que se deslocar até Santo Antônio do Monte para fazer o exame. Eram ofertados cerca de 1.700 exames por ano, com o equipamento próprio, a Secretaria Municipal de Saúde estipula que cerca de 6 mil exames poderão ser feitos anualmente na cidade.

Nesta quinta-feira (4), A vice-prefeita Adriana Prado esteve esteve no Complexo de Saúde Municipal, que será inaugurado em breve, e contou a novidade para a população. Ela ressaltou a importância do equipamento na cidade.

“O mamógrafo já passou por testes e está pronto para ser usado. Por oito anos ficamos sem o mamógrafo no município e agora é a nossa realidade. As mulheres não precisam mais sair de Formiga para se submeterem ao exame. Mais uma vez o governo Eugênio Vilela e Adriana Prado preocupado com a saúde das mulheres”, destacou.

Adriana estava acompanhada do secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel, que destacou que o aparelho é digitalizado e de alta tecnologia para um diagnóstico mais preciso. Antigamente o laudo demorava cerca de 40 dias para ficar pronto.

“O laudo fica pronto no mesmo dia e se tiver alguma alteração já marcamos o ultrassom de mama para que seja iniciado o tratamento e assim a gente promover a saúde e qualidade de vida para as mulheres formiguenses”.

O exame de ultrassom será disponibilizado também no Complexo de Saúde Municipal, que ainda ofertará o ultrassom morfológico nas gestantes, que antes não era oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, segundo informou Leandro.

O Complexo de Saúde Municipal está previsto para ser inaugurado ainda este mês e contará com Centro de Imagem, Centro de Imunologia, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e estomaterapia. O Complexo funcionará na Rua Governador Benedito Valadares, nº 304, no Centro de Formiga.

Foto: Prefeitura Municipal de Formiga/Divulgação.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?