fbpx
jc1140x200

Monkeypox: caso suspeito de ‘varíola dos macacos’ é investigado em Lagoa da Prata

De acordo com a Prefeitura, o caso suspeito se trata de uma jovem de 19 anos que esteve recentemente no Rio de Janeiro. Ela está isolada e não apresenta sintomas graves.

João Alves 


Considerada uma “emergência global” pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus monkeypox, conhecido popularmente como “varíola dos macacos”, pode ter chegado à Lagoa da Prata. Pelo menos, é o que informa o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), publicado nesta segunda-feira (8), 

Em resposta ao Jornal Cidade e ao Sou Mais Lagoa, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata comentou sobre o caso notificado. Conforme apurado, se trata de uma paciente de 19 anos que recentemente esteve em viagem ao Rio de Janeiro. Até o momento, as pessoas com quem ela esteve em contato não apresentaram sintomas.

A lagopratense aguarda o resultado dos exames que foram coletados e enviados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Segundo a Assessoria, ela passa bem – não apresenta sinais de agravamento – e está em isolamento domiciliar. O caso está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica. 

O que é o vírus “Monkeypox”?

A Monkeypox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus “Monkeypox”. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios do vírus.

Em Minas Gerais, o primeiro caso suspeito foi notificado em 11 de junho de 2022 e o primeiro caso confirmado no dia 29 do mesmo mês, por Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Atualmente, o estado registra 101 casos confirmados e 331 suspeitos. Além disso, a primeira morte ocasionada pela doença no Brasil foi registrada em Minas Gerais – a vítima residia em Belo Horizonte. De acordo com o Ministério da Saúde, se tratava de um homem, de 41 anos, que apresentava baixa imunidade e fazia tratamento contra um câncer.

Na região Centro-Oeste de Minas, um caso de monkeypox foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde em Bom Despacho, na última quarta-feira (3).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?