fbpx
jc1140x200

Manifesto quer impedir a plantação de cana ao redor de Japaraíba

O manifesto registrou quase 700 assinaturas. A Biosev irá analisar o documento e dará uma resposta à população

Ambientalistas e populares fizeram um manifesto no dia 7 de dezembro em prol do meio ambiente. A ação, que tem o nome de “Quero Japaraíba mais verde”, teve o apoio do Bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu, e dos párocos locais. De acordo com um dos organizadores, Nei Cabral, o manifesto foi entregue para o Legislativo Municipal, para o Executivo, Biosev e Ministério Público. “A indicação do Papa a respeito da preservação ambiental fez com que o Bispo desse todo apoio à causa. Além disso, ele mobilizou dez padres e formou uma comissão para tratar de assuntos ambientais na Diocese”, afirmou Cabral.

O Bispo Dom José Aristeu fez a entrega do manifesto pessoalmente no escritório da Biosev, em Lagoa da Prata. Há uma preocupação da igreja com o trato da ‘casa comum’. O Papa nos convida a cuidar do meio ambiente e da natureza, na qual o homem faz parte. Parabenizo à comunidade por esta mobilização. Vim para participar e encontrei uma comunidade organizada e dialogando. Colocaram as questões e chamaram as autoridades interessadas para conversar. A igreja é servidora desse diálogo, conforme pedido pelo Papa. Precisamos fazer com que a comunidade cresça na confiança de si mesma e na capacidade de criar um diálogo, afirmou.

Coordenador do movimento entrega o manifesto aos vereadores de Japaraíba.
Coordenador do movimento entrega o manifesto aos vereadores
de Japaraíba.

Na ocasião, Dom José também presenteou o gerente agrícola Fernando Bezerra, da Biosev, com um exemplar da Encíclica do Papa sobre o meio ambiente, onde, pode-se destacar um de seus trechos: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós”.

Nei Cabral destacou que hoje Lagoa da Prata é uma cidade sitiada de canaviais, o que, segundo ele, faz com que a temperatura fique de 4 a 5 graus mais elevada do que em Japaraíba. “Cerca de 70% das terras cultiváveis de Japaraíba já estão sendo usadas para o plantio de cana. O restante está sendo degradado por pequeno é tentar fazer através desse manifesto a preservação dessa área que ainda resta”, afirmou.

Cabral enfatizou que a intenção do manifesto não é impedir o produtor de cultivar, nem o microempresário de retirar areia. “A gente quer é que se faça de modo sustentável. A intenção é, junto a parceiros, trazer projetos novos de incentivo ao uso dos recursos naturais de maneira sustentável. Nosso projeto é bem amplo, mas nesse primeiro momento a intenção é impedir a agressão. Aí que entra a questão da usina. A região que eles estão querendo ir é onde estão todas as nascentes do município”, afirmou.

O ambientalista também frisou que o objetivo do grupo não é conter o progresso. “O nosso projeto tem uma visão macroeconômica para a cidade. Japaraíba não pode se tornar refém de uma monocultura, porque se acontecer alguma coisa com ela, a cidade irá parar. 20% da população assinou esse manifesto”, destacou.

Para o padre Leonardo Campos, esta é apenas uma semente que foi plantada. “Quem sabe através desse nosso manifesto outras cidades que enfrentam grandes problemas, não só sobre o plantio de cana, mas nas questões ambientais como um todo, possam estar se organizando. No que depender de nós, estaremos ajudando e orientando”, disse.

BIOSEV ABRE DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

Em diálogo com o grupo, diretores da Biosev se mostraram abertos às propostas da comunidade, ficaram de estudar o manifesto e posteriormente dar uma resposta definitiva sobre o documento. “Ficamos felizes pela reunião ter acontecido de forma positiva. Buscamos o diálogo e vamos analisar o conteúdo do manifesto. Após a avaliação vamos fazer uma reunião devolutiva. Vale lembrar que a Biosev sempre respeita todas as determinações dos órgãos ambientais, efetuando os plantios em áreas autorizadas e licenciadas. Mas, é claro que estamos abertos para ouvir a comunidade do entorno da nossa unidade. Tivemos uma excelente acolhida na reunião de entrega do manifesto”, afirmou o gerente administrativo da Biosev, Lindomar Rodrigues, em entrevista ao repórter Luiz Francisco, da rádio Veredas FM.

Fotos: Willian Moura.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?