Mais doses e kits de intubação são enviados para municípios do Centro-Oeste MG

Mais doses e kits de intubação são enviados para municípios do Centro-Oeste MG

Os hospitais que estão com estoques insuficientes e que tiveram um consumo abrupto, são contemplados com os medicamentos de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde ( SES-MG). Além dos kits, a partir desta terça-feira (6), mais doses de vacina contra covid-19 serão distribuídas aos municípios mineiros.

Na sexta-feira (2), uma nova remessa de medicamentos para intubação de pacientes com covid-19 foram recebidas no estado de Minas Gerais. O kit de intubação, como é conhecido, contém medicamentos utilizados para sedar pacientes com quadros graves de  covid-19. No Centro-Oeste MG, os kits serão enviados à Lagoa da Prata e Campo Belo, até o momento. Nesta segunda-feira (5), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) também informou que o estado mineiro irá receber mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a covid-19.

Netwise

A demanda por medicamentos tem sido uma realidade de todos os profissionais de saúde do país. No estado mineiro, Fábio Bacceretti, atual secretário estadual de Saúde, informou que a distribuição deles tem sido a conta gotas para os 853 municípios mineiros. A informação foi dada na quarta-feira (31) durante uma entrevista coletiva. Na região, o Hospital São Carlos em Lagoa da Prata e a Santa casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, em Campo Belo, receberão os kits.

Conforme a SES-MG, os bloqueadores neuromusculares serão disponibilizados para instituições que tiveram um aumento abrupto de consumo e que também estão com estoques apenas para 4 dias. Ao todo,  a distribuição será feita em 15 hospitais de oito macrorregionais: Centro, Leste, Oeste, Sul, Sudeste, Leste do Sul, Norte, Centro-Sul. Os hospitais têm informado semanalmente a situação de seus estoques para que sejam abastecidos de forma rápida. 

Vacinas

As 28 Regionais de Saúde do estado receberão nesta segunda-feira (5), a 11ª remessa de  imunizantes enviadas pelo Ministério da Saúde, conforme divulgado pela SES-MG em seu portal. A distribuição aos municípios está prevista para esta terça-feira (6). Os grupos prioritários foram ampliados na semana passada pelo Ministério da Saúde, agora, são incluídos pessoas vivendo com HIV na faixa etária entre 18 e 59 anos e forças de seguranças.

Conforme a SES-MG a distribuição das vacinas será desta forma:

Ao todo, são 1.016.650 doses, sendo 943.400 doses da Coronavac e outras 73.250 da AstraZeneca. Segundo orientação do Programa Nacional de Imunizações, a CoronaVac será utilizada para iniciar a imunização de 6% dos profissionais das Forças de Segurança, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Será, ainda, usada para aplicar a primeira dose em 1,26% da população entre 65 e 69 anos e como segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde, 87% da população entre 75 e 79 anos, e 80,4% da população entre 70 e 74 anos. Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% aos trabalhadores da Saúde.

As Forças de Segurança do estado, Aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros e da Polícia Militar, são responsáveis por fazerem o transporte e escolta das doses.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄