fbpx
jc1140x200

Mais de 3.200 senhas distribuídas para as casas do novo Conjunto Habitacional

Foto: ASCOM

Cerca de 3.240 senhas para a inscrição das casas do novo Conjunto Habitacional foram distribuídas até essa quinta-feira (19). O prazo para a entrega das senhas se encerra nessa sexta-feira (20), até ás 17h.
Somente no primeiro dia, cerca de 1.200 pessoas compareceram no setor de habitação, da Assistência Social, localizado na Rua José Bernardes Lobato, 337, Centro, em frente à antiga escola Dona Tilosa. As senhas são nominais e intransferível, o interessado deve levar documento de identidade.

A partir do dia 23 de setembro começarão a serem realizadas as inscrições para quem apresentar a senha. O programa é um financiamento da Caixa Econômica Federal, “Minha Casa, Minha Vida”. Nessa primeira etapa o interessado deve levar os documentos pessoais, passar por uma entrevista e os credenciadores da Caixa explicarão o que é necessário para aderir ao financiamento. Em uma segunda etapa a documentação será avaliada e então serão selecionadas as 242 pessoas aptas a receberem as casas.

A seleção será feita pela Caixa Econômica, cabendo à Secretaria de Assistência Social, junto ao Conselho Municipal de Habitação, acompanhar o processo, primando pela lisura e ouvindo possíveis denúncias de irregularidades. Mas os critérios são exclusivamente da Caixa.
A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata doou o terreno e toda a infraestrutura para a as construções.

O sonho da casa própria

A casa própria é o sonho de muitos. Para Camila Mesquita de Paula, 24 anos, caso consiga passar pela seleção, será uma grande conquista. “Eu não possuo casa própria, pago aluguel por muito tempo, a casa vai representar o fim de todo o sufoco, vai ser um alívio na minha vida, um sonho. Além de tudo o atendimento aqui está mais rápido, estou muito satisfeita com o programa”.

Luziene Aparecida Luciano, 31 anos, explica que a casa própria seria muito importante para toda a família. “Eu fiquei sabendo do Programa e logo busquei informações para participar, estou muito feliz, pois o programa é muito bom, além disso, moro com a minha mãe, e tenho dois filhos. A casa vai me dar à oportunidade de construir um próprio lar, será possível o conforto para meus filhos”.

Para Ailton Aparecido da Silva, 36 anos, o Programa do Conjunto Habitacional é uma oportunidade. “Para nós cidadãos obtermos a casa própria, que é um sonho de todos nós, o programa é ótimo. Tem anos que pago aluguel, vai ser muito importante”.
A Secretária de Assistência Social, Cali Silva, explica que esse financiamento tem diferencial. “Como a Prefeitura adquiriu os lotes, a pessoa vai pagar apenas a casa, portanto, as parcelas são mais baratas. Tem outras vantagens, a questão de toda a infraestrutura e a entrada ser diluída nas prestações, o que não acontece no plano normal. A casa tem piso, é coberta e tem o padrão Caixa”.

Mais planos habitacionais

As inscrições também vão servir de parâmetro para que a secretaria de Assistência Social tenha um índice do déficit habitacional na cidade. “O que a administração pensou foi em no primeiro momento atender esta parte da população e adquirir mais terreno (claro contando que a arrecadação do município aumente com as ações implantadas). Assim a cada ano será possível fazer novos planos para atender outras parcelas da população e tentar diminuir o impacto acumulado nos últimos anos”.
A secretária explica que existem planos habitacionais também para pessoas que tenha a renda baixa. “Estamos avançando, mas demora um pouco, espero que até o início do próximo ano possamos anunciar, junto à administração, esses outros planos. A secretaria de Assistência Social conta com o apoio da população em denunciar possíveis casos de irregularidade. Mas com a Caixa será mais seguro, pela documentação saberemos se a pessoa possui imóvel, ou já possuiu nos últimos cinco anos. Enfim, a Caixa tem critérios mais rigorosos que outros programas” Conclui Cali.

 

Adriano Santos – Portal TV Cidade, Lagoa da Prata.

Fonte: Ascom – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?