fbpx
jc1140x200

Mães reclamam de ausência de atendimento em creches para crianças com menos de 2 anos

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata.

Após a dispensa de estagiários, a Prefeitura de Lagoa da Prata limitou o atendimento em creches municipais para crianças abaixo de 2 anos. Segundo Aline Ribeiro, mãe de gêmeas (7 meses) e moradora do bairro Santa Helena, a situação tem dificultado ela a se manter no emprego. “Infelizmente, não tenho condições de pagar uma escola particular ou alguém para olhar minhas meninas, pois assim compensa eu sair do serviço. Queria fazer um apelo, pois, nós, mães que utilizam os serviços das creches precisamos trabalhar para ajudar em casa. Tá difícil pra nós!”

Aline Ribeiro, mãe de gêmeas (7 meses)

Viviane Costa, mãe de um menino de 6 meses, disse que a efetivação dos novos funcionários deveria acontecer logo, pois a ausência deles está prejudicando outras pessoas em um momento difícil que atravessa o país. “Tinham as “tias”, aí tiraram, mas as que passaram no concursam não começam logo. Eu entendo que tem que regularizar, mas pra tirar tem que colocar outras, pois a população não pode ficar prejudicada. Precisamos desse amparo para trabalharmos e ajudarmos em casa. Tomara que isso se resolva logo, já passaram no concurso, não já? Então?”.

Viviane Costa, mãe de um menino de 6 meses

A medida, que segundo a assessoria de comunicação, é temporária e se dá pela falta de profissionais para essa demanda, mas que a situação será solucionada assim que os novos profissionais que passaram no concurso tomarem posse. “A Prefeitura de Lagoa da Prata, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece que no final do ano de 2018 houve necessidade de dispensa de estagiários. Entretanto, novos profissionais de educação que passaram no concurso público serão convocados e, assim que as vagas forem preenchidas, o atendimento nas creches voltará ao normal. Importante lembrar que toda essa estruturação de pessoal é feita com base na legislação atual, visando um atendimento de qualidade às nossas 470 crianças matriculadas nas creches. Hoje a creche não é mais um local de aspecto puramente assistencialista, mas, sim, uma escola onde a criança, desde a sua matrícula, inicia um processo de escolarização. Assim, de forma lúdica, elas são preparadas e estimuladas de acordo com uma proposta pedagógica”, disse a nota enviada para o Jornal Cidade.

A assessoria ainda informou que o município tem investido nas creches. “A alimentação nas creches e escolas também é de ótima qualidade, com supervisão de nutricionista. Além disso, todas as seis creches da cidade estão em excelente estado de conservação, pois são recém-construídas ou receberam reformas. A creche Dona Zuleica, do bairro São Francisco, por exemplo, recebeu R$ 1 milhão em obras ano passado. Na próxima semana haverá a entrega da reforma da creche Tia Maria Olivia, no Chico Miranda, e em Março será iniciada também uma ampla reforma na creche Maria Belarmina, no valor de R$ 510 mil. Além disso, está definida a construção de uma creche, no ano que vem, para atender o bairro Américo Silva, mais espaçosa e com bastante área verde para recreação”.

CRECHES DESATIVADAS

Quanto às creches que foram desativadas, a Nonoia e Clara Luciano, o motivo é porque elas não estavam em boas condições, por isso, todas as crianças que faziam parte dessas unidades foram transferidas para a nova creche Dona Zuleica, que é considerada pela administração como muito bem equipada e com ótima estrutura física.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?