fbpx
jc1140x200

Luz – Homem tenta provar ao INSS que está vivo para receber seguro

Um morador da cidade de Luz, no Centro-Oeste de MG, tenta provar para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que está vivo para poder receber o seguro-desemprego. Desempregado, o homem enfrenta transtornos e registrou um Boletim de Ocorrência (BO), pois descobriu que consta nos registros do órgão que ele está morto desde o dia 29/09/2000. O INSS informou que já foram atualizados os dados cadastrais do rapaz.

Alessandro Alves de Oliveira, 37 anos, descobriu o problema no dia 9 de setembro quando compareceu ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Luz e foi informado pela funcionária que não poderia dar entrada no seguro desemprego, pois consta no registro do INSS que ele está morto há mais de 14 anos. “Fiquei assustado e sem saber como agir, pois desempregado e com as contas vencendo precisava de agilidade. Estou vivo, firme e forte e preciso resolver o problema para colocar as contas em dia”, comentou.

[pull_quote_left]Fiquei assustado e sem saber como agir, pois desempregado e com as contas vencendo precisava de agilidade. Estou vivo, firme e forte e preciso resolver o problema para colocar as contas em dia[/pull_quote_left]

Após ser informado pelo Sine sobre o óbito indevido, Alessandro foi até o INSS e lá foi orientado a entrar com recurso e provar que está vivo através de uma declaração de próprio punho. Ele conta que tomou as providências, mas foi informado que não tem data para o problema ser resolvido. “Já tento resolver a situação há quase um mês, e isso tudo está atrasando a primeira parcela do meu benefício. Fiz a declaração e entrei com recurso e agora aguardo ansioso para que o problema seja resolvido com agilidade afinal as contas não esperam”, declarou Oliveira.

Com receio que o recurso e a declaração não sejam suficientes, Alessandro também procurou a Polícia Militar (PM) e registrou um boletim, contando o problema e registrando diante uma autoridade policial que está vivo. “É constrangedor ficar tentando provar a todo momento que estou vivo. Ainda mais para receber meus direitos. Mas com medo procurei a PM e registrei um BO para que não fique dúvidas que não estou morto”, finalizou.

[pull_quote_right]É constrangedor ficar tentando provar a todo momento que estou vivo. Ainda mais para receber meus direitos. Mas com medo procurei a PM e registrei um BO para que não fique dúvidas que não estou morto[/pull_quote_right]

A reportagem entrou em contato com o Sine que informou que solicitou a documentação necessária à Alessandro após constar no sistema que ele estava morto. “Orientamos Alessandro a procurar o INSS para fazer a retificação de dados. Após enviamos o recurso junto ao Ministério do Trabalho e aguardamos a resposta. O prazo para retorno é de cerca de 30 dias”, explicou a funcionária do Sine, que atendeu Alessandro, Graziele Ribeiro.

Já o INSS, por meio de nota, informou que foram atualizados os dados cadastrais com retirada da data do óbito e que o segurado foi encaminhado ao Sine.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?