fbpx
jc1140x200

Luciene Morais – Termômetro dos Sentimentos

Ao longo de um único dia podemos experimentar diferentes sentimentos: alegria, nojo, tristeza, medo, raiva, ansiedade, etc. Algumas dessas emoções podem ser agradáveis, outras nem tanto. Em alguns casos, pode acontecer ainda de a pessoa tem uma determinada sensação, mas não saber dar um nome para aquilo que ela sente. Isso acontece porque em nossa cultura não temos o hábito de ensinar as crianças a entenderem e a nomearem os próprios sentimentos. “Sinto um nó na garganta”, “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, “Me dá uma coisa esquisita aqui dentro”, “Parece que meu peito vai ficando apertado”, são exemplos de frases que são ditas pelas pessoas na tentativa de entenderem e explicarem aquilo que se passa com elas.

Os sentimentos são como termômetros que indicam quando alguma coisa não está legal com a gente. Se medirmos a temperatura de nosso corpo e notarmos que estamos com febre, tomamos um remédio e aguardamos por um tempo para ver o que acontece. Se a febre cessa, seguimos nossa rotina; se ela persiste, constatamos que há algum problema e que precisaremos dedicar um cuidado maior para a recuperação da saúde de nosso corpo. Com nossos sentimentos é a mesma coisa! É normal sentir raiva, tristeza ou ansiedade em algumas situações, no entanto, se tais sentimentos persistem por um longo período e trazem sofrimento, pode ser o sinal de que algo não vai bem com a saúde emocional e que a mesma está carente de cuidados.

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?