fbpx
jc1140x200

Luciene Morais – Pensar e Sentir são coisas diferentes: evite confusões

Sabemos que pensar e sentir são coisas distintas, no entanto, no dia a dia é comum que existam confusões. Frases como: “Eu sinto que João não gosta mais de mim” ou “Eu sinto que não vou conseguir ser aprovada na avaliação.” demonstram bem isso. Usando o primeiro exemplo, podemos dizer que na realidade o que houve foi o pensamento “João não gosta mais de mim” e em seguida, o sentimento de tristeza. Mas qual a utilidade de saber disso?

Para a Terapia Cognitiva, o pensamento “João não gosta mais de mim” é possível de ser avaliado, ampliado e até mesmo modificado. Por outro lado, o pensamento confuso “Eu sinto que João não gosta mais de mim” é pretensioso, pois carrega em si mesmo uma justificativa emocional que faz com que a pessoa acredite nele sem antes avaliá-lo. Observe se você anda confundindo seus pensamentos com seus sentimentos. Separe uma coisa da outra e avalie melhor aquilo que você pensa, não acreditando na primeira ideia que lhe vem à cabeça.

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?