fbpx
jc1140x200

Luciene Morais – A legitimidade dos sentimentos

“Não fique triste, daqui a pouco isso vai passar.”, “Por que você está com raiva? Procure ficar calmo.” É comum ouvirmos frases como essas quando experimentamos e manifestamos emoções consideradas como negativas, por exemplo, a raiva e a tristeza. Tais sentimentos parecem incomodar não apenas a pessoa que os experimenta, mas também aqueles que estão ao seu redor.

Há uma intenção positiva de quem tece comentários como os citados acima: a de querer ajudar. No entanto, querer que alguém pare de sentir raiva ou tristeza de forma rápida, pode não ser uma boa ideia. Se de um momento para outro alguém deixa de estar triste para estar alegre, provavelmente não houve prazo para o entendimento daquele sentimento incômodo e o que acontece de fato é uma negação do que se sente. Se alguém está triste, está triste e ponto final. Do ponto de vista daquele que sente, o sentimento experimentado é algo real, ainda que pareça sem sentido e traga incômodo às outras pessoas.

Tentar “fugir” dos sentimentos negativos pode parecer uma boa estratégia, mas a longo prazo os prejuízos costumam ser ainda maiores. Ao invés de serem negados, os sentimentos negativos precisam ser legitimados e compreendidos. Eles não surgem do nada! Se apareceram é porque houve alguma razão para isso acontecer. Entrar em contato com tais sentimentos e compreender as suas razões, pode ser uma tarefa um pouco mais árdua do que simplesmente negá-los, no entanto, as mudanças adquiridas a partir deste enfrentamento certamente oferecem recompensas mais gratificantes e duradouras! Pense nisso!

 

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?