fbpx
jc1140x200

‘Lpcitycrew’ inaugura painel em homenagem ao congado e à resistência da negritude em Lagoa da Prata

Além do trabalho artístico que encanta moradores da cidade, o coletivo oferece oficinas para crianças e adolescentes.

À primeira vista, a relação entre a Festa do Reinado, cerimônia religiosa marcada pelos trajes tradicionais e pela música, e a arte do graffiti, gênero associado à contracultura, ao hip-hop e aos centros urbanos, pode passar despercebida. Contudo, basta olhar para as origens de ambas as práticas para encontrar um importante ponto em comum: Tanto o congado quanto o graffiti são, antes mesmo de expressões artísticas, formas de resistência da negritude frente à uma sociedade profundamente marcada pelo racismo estrutural – resultado de um passado escravocrata ainda mal resolvido. 

Neste sentido, o grupo grafiteiro “Lpcitycrew” inaugurou no último domingo (14), em Lagoa da Prata um painel que evidencia, novamente, a ligação entre congado e graffiti. Isto porque, a tela escolhida foi um dos muros da Praça dos Congadeiros, no Bairro Marília. 

“Construímos o painel de forma independente, em parceria com a irmandade da congada do Bairro Marília. Na ocasião, a intenção foi revitalizar o espaço pelas imagens que contam sobre as origens do movimento do reinado, levando para perto das comunidades a arte do graffiti que tem raiz nas comunidades e na história de resistência da negritude, assim como o espaço que pintamos”, respondeu Diego Alves, membro do crew, ao Portal Sou Mais Lagoa. 

O painel é fruto do trabalho coletivo dos oito integrantes do grupo e foi realizado em duas etapas. 

Oficinas 

O grupo “Lpcitycrew” lançou nesta quinta-feira (18), um projeto de oficinas de grafiti para crianças e adolescentes. As inscrições acontecem nos dias 22 e 26 de agosto, das 8h às 17h, na Biblioteca Geralda Vidal. O endereço é Rua Francisco Rezende, 825, Bairro Marília.

Não haverá custo para inscrições, aulas ou materiais. Ao todo, serão quatro oficinas, com tópicos de aprendizado em introdução ao desenho, colorimetria, letras e muralismo. 

O curso deve acontecer em toda a cidade de Lagoa da Prata, começando pelo Bairro Marília, e abarcando áreas como o Bairro Sol Nascente, Bairro Gomes e Bairro Américo Silva. 

Para ajudar com os custos das oficinas, o coletivo pede doações através do pix [email protected] ou doação de materiais. Outra forma de apoiar o trabalho do “Lpcitycrew” é seguir o trabalho do grupo nas redes sociais

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?