fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata já tem 452 casos de dengue notificados e 61 confirmados

Município solicitou apoio de agentes do governo estadual para combater os focos

 

O município de Lagoa da Prata já está em estado de alerta contra a dengue. Do início de janeiro até o dia 5 de março a Vigilância Epidemiológica registrou 452 casos notificados e 61 confirmados. Até o momento não houve nenhum registro de dengue hemorrágica e febre chikungunya .

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Lagoa da Prata, Geraldo de Almeida, a pedido da Secretaria de Saúde e da Administração Municipal algumas medidas já foram tomadas para que se contenha este índice. “Iniciamos o bloqueio onde foram identificados os casos de positividades. Imediatamente, acionamos a Secretaria Estadual de Saúde para que nos enviasse a caminhonete com o fumacê, que está na cidade deste o fim do carnaval fazendo a aplicação do veneno nos bairros com o maior número de casos notificados. E agora foi feita a solicitação da força-tarefa do estado para que encaminhem para o município agentes de combate a endemias para que possamos fazer uma varredura onde há o maior número de focos”, afirmou.

[pull_quote_right]Iniciamos o bloqueio onde foram identificados os casos de positividades. Imediatamente, acionamos a Secretaria Estadual de Saúde para que nos enviasse a caminhonete com o fumacê, que está na cidade deste o fim do carnaval fazendo a aplicação do veneno nos bairros com o maior número de casos notificados.[/pull_quote_right]

Os bairros com os maiores índice de infestação são Marília, Sol Nascente, Chico Miranda e Américo Silva. “Não é um caso exclusivo de Lagoa da Prata. Toda a região está sofrendo com a dengue, ou seja, é um processo endêmico. E apesar de estarmos com um número elevado de de casos, os municípios vizinhos estão com a situação bem pior que a nossa, como é o caso de  Arcos, Iguatama, Japaraíba e Bambuí. Nessas cidades a força-tarefa já efetuou o seu trabalho”, enfatizou Almeida.

O coordenador ainda destacou que a migração populacional reflete muito neste índice. “Às vezes a pessoa se contamina em outro município e vem para a cidade de Lagoa da Prata”, afirmou.

NOVO PROJETO

A Vigilância Epidemiológica vai lançar nas próximas semanas um projeto de ações conjuntas que envolverá vários setores da comunidade. “Criamos um comitê regional de combate à dengue exatamente para que possamos desenvolver ações conjuntas em todos os municípios, pois não adianta eu combater a dengue em Lagoa da Prata e o município vizinho não fazer o mesmo, uma vez que existe este trânsito diário de pessoas. E dentro deste comitê nós temos propostas de ações em várias frentes, como é o caso de atuarmos junto às igrejas, dentro das escolas (onde as crianças terão atividades de prevenção à dengue pelo menos uma vez por semana), imprensa, Associação Comercial e entidades”, disse Almeida.

As reuniões para colocar o projeto em prática já estão acontecendo. “Estamos fazendo as primeiras reuniões com o pessoal da assistência em saúde de Lagoa da Prata (PSFs, Pronto Atendimento e Hospital São Carlos) para que possamos desenvolver este projeto e chamar a sociedade. Depois faremos uma reunião com a Secretaria de Educação para incluirmos as escolas. Na sequência, faremos com a Associação Comercial, com os membros das igrejas do município; Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e com os meios de comunicação”, afirmou.

Outro ponto destacado por Almeida é que o projeto não será segmentado. “Quando a gente segmenta os projetos fica muito difícil de monitorar as ações e ver os seus resultados, por isso faremos tudo junto em um único projeto. Um plano de ação de combate à dengue envolvendo o poder público, comunidade e os meios de comunicação”, disse.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?