fbpx
jc1140x200

LP já registrou 207 notificações de dengue e 2 casos confirmados de chikungunya

Reprodução da internet

Apesar das campanhas que a prefeitura está fazendo, ainda é preciso mais consciência por parte da população

Lagoa da Prata vem enfrentando alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti. Em busca de minimizar o problema, pois até o dia 11 de fevereiro foram são 207 notificações de dengue e 2 notificações de chikungunya, que já foram confirmadas, sendo essas, duas adolescentes de 13 e 15 anos moradoras do bairro Marília, o município vem realizando campanhas. Segundo a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica de Lagoa da Prata, Janeany Castro, mesmo com as estratégias traçadas pelo município se a população não se conscientizar e tomar os devidos cuidados a cidade corre risco de epidemia. “Está sendo realizado, um trabalho em rede com outros setores da prefeitura, o setor de fiscalização está notificando e multando os lotes sujos (conforme Lei Municipal), casas abandonadas, imóveis com muitos riscos de focos; o setor de transportes e limpeza urbana contribuindo para a limpeza de lotes municipais, recolhendo materiais com risco de focos; o setor de comunicação está trabalhando com mobilização em toda a cidade, com som automotivo, panfletagem, postagem nas redes sociais e entrevistas nas rádios e jornais locais”, explicou.

Parte da campanha está inserindo maior rigor quanto à aplicação de multa para pessoas que tiverem suas casas ou lojas com reincidência de focos, conforme a Lei Municipal 005/1991. O valor da multa é uma UFMLP (Unidade Fiscal do Município de Lagoa da Prata) para a primeira reincidência, que corresponde a R$353,89. A medida é para fazer com que as pessoas que ainda não cuidam dos seus imóveis tenham ações mais efetivas, passando a evitar a proliferação do mosquito. “Ressaltamos que 98% dos focos estão sendo encontrados dentro das residências, como caixa de água de passagem, ralinho, vaso de flor, vasilhas plásticas, bebedouro de animal, depósito fixo de geladeira, piscina, brinquedos de criança espalhados nos quintais, flores naturais e pneus. Alertamos a população para tomar cuidado em sua própria casa e local de trabalho, pois percebemos que os lugares predominantes de focos em nosso município são lugares de falta de cuidado e zelo dos próprios cidadãos. O trabalho de combate ao Aedes aegypti deve ser uma parceria entre a população, Setor de Vigilância Epidemiológica e Administração Pública. Dez minutos por semana que tiramos para olhar o imóvel será suficiente para combater o Aedes aegypti”, explicou.

Janeany ainda pediu para que a população receba os agentes de combate ao mosquito. “Pedimos a toda população para receber bem o agente de endemias em seus imóveis, acompanhá-los na execução da vistoria e seguir as orientações por eles estabelecidas. Para agendar uma visita em sua casa, denúncias de possíveis focos do mosquito, reclamações e elogios, ou qualquer tipo de informação sobre o trabalho deste setor, ligue 3261-7591 ou nos faça uma visita na rua Modesto Gomes, 334 (antiga farmacinha), será um prazer em atendê-los”.

MUTIRÕES NA REGIÃO

Em Santo Antônio do Monte, algumas medidas estão sendo tomadas como a obrigatoriedade de limpeza de terrenos e mutirões, que tiveram início no dia 11 deste mês, confira o cronograma na imagem abaixo.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?