fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata está entre as 50 cidades do Brasil que mais geraram empregos em 2015

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a Embaré é a maior empregadora do Município.

Lagoa da Prata é a 49ª cidade do Brasil que mais gerou empregos em 2015. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho, foram 518 novas contratações ano passado. O município tem como pontos fortes o setor de laticínios, com a Embaré, que processa em média 1 milhão de litros de leite por dia e é a maior empregadora da cidade; a indústria de açúcar e álcool Biosev e o setor farmacêutico, por meio da Pharlab, que trabalha para ser a maior produtora de medicamentos genéricos do país. Lagoa da Prata ainda conta com duas fábricas de bicicleta, uma fábrica que produz palitos de picolé e espeto para churrasco, diversas pequenas indústrias, um comércio forte e um setor de vendedores autônomos, a antiga “rifa”, que gera milhares de empregos diretos e indiretos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Henrique Rezende Lacerda, considera positiva a pontuação da cidade no ranking nacional. “Lagoa da Prata recebe muita gente de fora que vem em busca de melhores oportunidades de emprego e renda”, explicou.

Claudinei Miranda perdeu o emprego no mês passado, mas está confiante que conseguirá outro em breve. “A fazenda onde eu trabalhava estava com dificuldade para manter os funcionários, por isso fui demitido. Espero encontrar outro emprego rápido”, disse.

Distrito Industrial em expansão

O Distrito Industrial lagopratense concentra hoje seis empresas. “A Prefeitura trabalha na revitalização e oferece vantagens a empresários que queiram instalar suas fábricas lá. Como, por exemplo, a doação de terrenos. A estimativa é de que o total de empresas instaladas dobre em 2016, mas a capacidade da área pode suportar até 30 empresas, o que representa um grande potencial de expansão para a indústria local”, ressaltou o secretário.

Entre as empresas que já pretendem se instalar no Centro Industrial estão uma fábrica de cosméticos, uma empresa de recapagem de pneus e uma usina.

Ações no âmbito público

A Prefeitura de Lagoa da Prata oferece à população cursos preparatórios e tem parcerias com órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Só em 2015 foram oferecidos cerca de 50 tipos diferentes de cursos.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) também é apontado como um dos responsáveis pelo resultado no ranking sobre geração de emprego. Atualmente existem 8.363 candidatos vagas cadastrados no sistema.

Além das oportunidades destinadas a adultos, também são oferecidas oportunidades de trabalho a adolescentes e jovens, por meio do programa “Menor Aprendiz”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?