fbpx
jc1140x200

LP apresenta alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti

Foto: Arquivo do Serviço de Epidemiologia

99% dos focos foram encontrados dentro das residências e quintais

Segundo o último LIRAa (Levantamento do índice Rápido do Aedes aegypti), realizado entre os dias 9 à 13 de Abril, Lagoa da Prata registrou um percentual de 4,4 de infestação, considerado alto risco de infestação. Segundo chefe do setor de Vigilância em Saúde, Janeany Almeida, ficou constatado que 99% dos focos foram encontrados dentro das residências e quintais. “Os locais que mais foram encontrados focos foram: bebedouro de animais, pratinhos de plantas, recipiente degelo (bandeja de geladeira) ralinhos, caixas de água de passagem, lixo (garrafas, plásticos), pneus e caixas d’agua”.

Ela ainda falou sobre as notificações registradas pelo setor. “No ano de 2018, dos meses de janeiro à abril já tivemos 699 notificações de casos suspeitos de Dengue. As notificações se estendem para todos os bairros de nosso município”.

Diante desses resultados foi solicitado pelo Secretário de Saúde, Geraldo de Almeida e a Chefe do Setor de Vigilância em Saúde, Janeany  Almeida,  a intervenção junto à Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS) a liberação de veículos de UBV -Ultra Baixo Volume Veicular (mais conhecido pela população por FUMACÊ) para intensificar os trabalhos de combate e controle do vetor.

“A Secretaria de Estado de Saúde autorizou a liberação de 2 veículos de UBV para o nosso município. Os trabalhos do UBV foram programados pela SRS/Divinópolis e tiveram seu início de trabalhos no dia 29 de abril com  previsão de término no dia 7 de maio. Essa programação foi feita segundo os dados obtidos e fornecidos pelo setor de Vigilância Epidemiológica. Sendo beneficiados com o UBV somente os bairros com maior número de notificações, ou seja, os bairros em situações mais críticas. Os bairros que estão recebendo a UBV são: Américo Silva, São José, Mangabeiras, Chico Miranda, Sol Nascente, Centro, Gomes, Marília, Monsenhor Alfredo, Clara Luciano e Ângelo Teodoro”.

Aplicação de UVB (fumacê) nas ruas de Lagoa da Prata. (Imagem extraída de vídeo/Ascom Prefeitura)

Janeany ainda explicou como funciona a ação do fumacê. “A aplicação da UBV não elimina com os focos da dengue, ele mata apenas os mosquitos que estão voando. A SRS/Divinópolis também nós informou sobre a presença de um novo vírus que circula em nosso município e em toda a região que e o vírus dengue II,vírus este que está afetando principalmente crianças de 0 a 17 anos. Devido a essa constatação de um novo vírus que circula em nosso município, ressaltamos a importância da prevenção e combate ao Aedes”.

Almeida ainda enfatizou que embora a prefeitura desenvolva ações de combate, é muito importante que a população se conscientize. “Sabemos que o setor público tem sim suas responsabilidades para o trabalho de Combate e prevenção ao Aedes aegypti, e estamos fazendo a nossa parte com compromisso, atenção e responsabilidade, porém a populaçao é a principal aliada para que os objetivos de combate e eliminação do mosquito aconteça, pois sabemos que o maior número de focos é encontrado dentro das residências. A população tem como responsabilidade cuidar do seu próprio quintal, evitando possíveis focos do mosquito, o acumulo de lixo dentro dos quintais. Os proprietário de lotes vagos devem cuidar da limpeza e higiene dos mesmos, e a população contribuir sem jogar lixo nos mesmos, juntadores de reciclagem devem estocar seus objetos de forma adequada, em lugares fechados, entre outros. E o principal receber sempre os agentes de endemias, seguir suas orientações pois foram treinados e capacitados para realizar o trabalho, tratá-los com respeito e educação”.

Meningite

Há duas semanas, circulou uma notícia de que um garoto de 4 anos havia falecido vítima de meningite. Em contato com o médico Diogo Chaves, responsável pelo setor de doenças infectocontagiosas em Lagoa da Prata, foi dito que o garoto Thiago Luís foi atendido na UPA e encaminhado para Hospital Infantil João Paulo Segundo, em Belo Horizonte, que é referência em doenças pediátricas, mas não resistiu. O município aguarda a conclusão dos resultados de exames para saber a causa do falecimento. “Ele foi prontamente encaminhado na sexta (27 de abril) para este hospital, que fica em Belo Horizonte, e na segunda (30) veio a falecer. Nem no CTI tem o resultado das hemoculturas e do liquor que foi colhido. Até agora não se tem um diagnóstico confirmado, pensa-se em choque séptico, mas estou aguardando para saber o que levou ele ao falecimento. Assim que tudo estiver concluído, passaremos para a imprensa uma nota técnica desse caso”.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?