fbpx
jc1140x200

Livro mostra a importância histórica dos “rifeiros” em Lagoa da Prata

As histórias dos vendedores ambulantes de Lagoa da Prata, conhecidos como “rifeiros”, serão registradas em livro. O escritor José Eustáquio de Moraes irá lançar no dia 6 de setembro o título “Rifeiros e a Revolução de uma Cidade”, que contará casos protagonizados por esses lagopratenses que ganharam a vida percorrendo o Brasil de norte a sul e fortaleceram a economia do município.

Moraes, que já foi rifeiro durante muitos anos, atualmente é escritor e membro da Academia Lagopratense de Letras. É irmão do escritor, sociólogo e vereador Adriano Batista de Moraes e do padre Adelzires de Moraes.

Veja a seguir o prólogo do livro:

“A narrativa dará ‘vida’ a estas vidas invisíveis. A mãe estrada é o carro chefe, a faculdade o personagem principal. Ontem, homens sofridos sem profissão, sem sonhos, sem direito ao sofrimento e sem direito até de gemer! Hoje, homens bem resolvidos, bem sucedidos e resistentes a todas as eventualidades.            Homens destemidos que levaram sonhos coloridos, até para seres humanos moribundos de sonhos. Mas parar de beber sem dinheiro já é muito difícil! Parar de beber com os bolsos cheios de dinheiro é quase impossível. Quando bati com meus olhos nas falésias das praias de Geriquaquara fiquei emocionado! Imagine quando cheguei aos lençóis maranhenses. A mãe estrada é às vezes cheia de curvas, às vezes uma reta danada, às vezes primeiro mundo, às vezes cheias de buracos e toda empoeirada. Bem! Mas nunca assistiremos ao enterro da nossa mãe estrada”.

O lançamento acontecerá às 19h, no Salão do Sicoob Crediprata, na avenida Benedito Valadares, 590.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?