Leitos de UTI se esgotam em Formiga e prefeitura busca medidas para socorrer população

Leitos de UTI se esgotam em Formiga e prefeitura busca medidas para socorrer população

Não há mais leitos clínicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  e a tenda montada para atender exclusivamente pacientes com casos suspeitos da doença já está com lotação máxima.

O sistema de saúde em Formiga entrou em colapso nesta segunda-feira (1). Não há mais leitos clínicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  e a tenda montada para atender exclusivamente pacientes com casos suspeitos da doença já está com lotação máxima.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está se mobilizando para abrir novos leitos em um dos centros de saúde da cidade, no local onde estava funcionando o Setor de Epidemiologia. Mas ainda não foram divulgados o número de leitos e quando os mesmos estarão disponíveis. Além da iniciativa, o executivo formiguense planeja aplicar medidas mais duras e restritivas a partir desta segunda-feira (1).

local escolhido para o hospital de retaguarda. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Leia a nota da prefeitura na íntegra

“Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação dos leitos clínicos e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Formiga, chegou a 100%. De 21 a 27 de fevereiro, foram registrados 318 novos casos de covid-19 e cinco mortes em decorrência da doença. Fevereiro foi o segundo pior mês em número de novos infectados, totalizando 750. Ficando atrás apenas do mês de dezembro de 2020 que registrou 857 novos casos.

“Dentro da área técnica, trabalhamos com semanas e a última de fevereiro foi a pior de toda a pandemia. Em 2020, dezembro foi o mês com o maior número de novos casos e a semana com mais registros, foi de 246 novos infectados”, comparou o secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel.

Diante do cenário, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir 15 novos leitos clínicos para o tratamento exclusivo de pacientes com Ccovid-19. Os leitos serão disponibilizados, a partir de quarta-feira (03), no antigo setor epidemiológico da Prefeitura, localizado na Rua Dr. Teixeira Soares – 150 – Centro, próximo a Santa Casa. Destacamos que foi realizada consulta a uma infectologista sobre a segurança para a instalação destes leitos no local, obtendo parecer favorável”.

Novo decreto

Netwise

O crescimento de infectados e óbitos em decorrência da doença, somado ao regresso da microrregião para a Onda Vermelha do programa Minas Consciente, fez com que a Prefeitura de Formiga, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicasse novo decreto com medidas mais rígidas contra a propagação do coronavírus. As novas restrições passam a valer a partir de segunda-feira (1).

De acordo com o Decreto 8676, de 26 de fevereiro de 2021, todos os segmentos comerciais do Município de Formiga deverão cessar suas atividades a partir das 21h, excetuando-se farmácias e aqueles que trabalhem no formato de delivery, ficando vedada a retirada no balcão do estabelecimento. O retorno das atividades comerciais dar-se-á a partir das 5h.

Clubes recreativos, sociais e esportivos deverão suspender atividades recreativas e ou de lazer, incluindo-se o uso de piscinas, lagoas, playgrounds, quiosques, jogos de qualquer natureza tais como sinuca, baralho etc., vedada ainda a realização de atividades esportivas seja no formato coletivo ou em dupla. A suspensão não se aplica ao funcionamento das academias, bares e restaurantes dos respectivos clubes, que poderão funcionar até as 21h.

Ficam vedadas as realizações de eventos e atividades de natureza pública e privada, tais como cinema, shows, festas, festivais, boates, casas de shows e similares, exceto quando houverem condições de sua realização no formato “drive-in” ou “drive thru”.

O Decreto, que pode ser consultado no site da prefeitura (www.formiga.mg.gov.br), e  valerá por 15 dias.

Confira os últimos dados do boletim informativo:

  • CASOS NOTIFICADOS: 20.503;
  • CASOS NOTIFICADOS (que no início da pandemia não fizeram o exame): 51;
  • CASOS SUSPEITOS (aguardando resultado): 105;
  • CASOS CONFIRMADOS: 3.473;
  • CASOS DESCARTADOS: 16.874.
  • PACIENTES INTERNADOS COM TESTAGEM POSITIVA: 33;
  • ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO: 7;
  • ÓBITOS COM TESTAGEM POSITIVA: 63;
  • PACIENTES INTERNADOS (CASOS SUSPEITOS): 1;
  • PESSOAS EM ACOMPANHAMENTO: 1.315;
  • PACIENTES CURADOS: 2.062

 

Leia Mais:

 

Em Formiga, prefeitura fará testes para saber se nova variante do coronavírus está na cidade

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄