fbpx
jc1140x200

Legislativo institui homenagem a protetores de animais

Foto: Câmara LP

A Câmara Municipal de Lagoa da Prata entregou no dia 5 de outubro, em Sessão Solene, a Comenda São Francisco de Assis a nove pessoas consideradas protetoras da causa animal: Bruno Malta, Carla Borges, Edlamar Ribeiro, Elza Lino, Sargento Hamilton da Silva, Isabel Robadel, Mônica Urban, Rosângela Delgado, Tânia de Castro. A homenagem é um  reconhecimento face aos trabalhos empreendidos por eles em prol dos animais abandonados e em situação de vulnerabilidade da cidade.

A COMENDA

A Resolução Nº 775/2017 entrou em vigor no dia 20 de novembro de 2017 e instituiu na Câmara Municipal de Lagoa da Prata a Comenda São Francisco de Assis. Segundo o documento, a honraria deve se concedida a pessoas ou entidades que, comprovadamente, com altruísmo, prestam serviços à comunidade voltados à causa animal. A entrega da Comenda acontece uma vez a cada dois anos em Sessão Solene, no Plenário da Câmara Municipal, para nove homenageados, e deve ser realizada preferencialmente em outubro, mês do padroeiro São Francisco de Assis.

A escolha dos homenageados é feita por meio de requerimento aprovado em Plenário, com os nomes definidos por uma comissão composta pelos integrantes da Mesa Diretora da Câmara, pelos membros da Comissão de Educação, Saúde, Turismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos Humanos, e por três cidadãos indicados pelos integrantes da Mesa Diretora.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Bruno Leopoldo Malta é médico veterinário, proprietário  e diretor clínico do  Centro Veterinário Vetlife. Participa de feiras de adoção a cães de rua em Lagoa da Prata e teve uma participação ativa no grupo de proteção aos animais de Belo Horizonte que pôs fim à Câmara de Gás. Tem também um trabalho ativo de auxílio a cães comunitários doando tratamentos e atendimentos. Representando o homenageado, Amanda Oliveira Mateus Borges, recebeu  a Comenda das mãos da vereadora Josiane de Almeida.

Carla Fernanda Batista Borges é formada em Pedagogia, e desde criança sempre teve amor e compaixão pelos animais, por isso sempre buscou fazer mais, do que falar. Possui vários cães, que foi abraçando durante o percurso de vida, fora os que apadrinhou, pois muitas pessoas adotaram animais  atendendo  seu pedido, inclusive  continua acompanhando todas estas doações. A entrega da honraria a ela foi feita pelo vereador Elias Silva.

Edlamar Pinto Ribeiro é formada em Ciências Contábeis. O amor que sentia por Boris, seu cachorrinho por 12 anos, que adoeceu e morreu por não haver na época profissional que cuidasse de animais de pequeno porte, se transformou em inspiração para lutar pelos direitos e cuidar dos animais. Hoje ela tem 13 cachorros dentro da sua casa, todos originados das ruas e rodovias.  A Comenda lhe foi entregue pelo vereador Arlen Carlos de Moura.

Elza Marta Lino é aposentada e trabalha como voluntária pela causa animal, acolhendo animais abandonados e encaminhando para a castração e adoção. Conta com a colaboração de uma vizinha que lhe ajuda muito nesta árdua tarefa. O vereador Joanes Bosco realizou a entrega da honraria à Elza.

Sargento Hamilton da Silva possui formação em Psicologia e é membro fundador da Associação mãos, Patas e Coração, em que realiza trabalho voluntário na proteção, assistência e socorro a animais maltratados e feridos da cidade. O militar recebeu a homenagem das mãos do Presidente do Poder Legislativo Municipal, o vereador Edmar Nunes.

Isabel Lúcia Robadel é esteticista animal credenciada pela UniPet, proprietária da empresa Animania Pet Shop. Foi fundadora e gestora do grupo “Pets Achados e Perdidos em Lagoa da Prata”, iniciativa que conta com mais de 6 mil membros no município, e em 5 anos de existência já contribuiu para devolver  centenas de pets perdidos em Lagoa da Prata aos seus lares. Ela atua também como cuidadora voluntária na Associação Mãos Patas Coração. A Comenda lhe foi entregue pela vereadora Quelli Cássia Couto.

Mônica Urban de Menezes Machado é médica e recebeu do vereador Adriano Moreira a homenagem pelo trabalho de  proteção animal de forma constante e contínua, mantendo água e ração para animais de rua, em casa e no carro. Ela é membro da Associação Mãos Patas Coração, e desde 2012 desenvolve planejamento e fabricação de cadeiras de rodas para cães paraplégicos, doadas por todo o Brasil.

Rosângela Bernardes Delgado não pode comparecer à solenidade, mas enviou uma carta que foi lida durante a cerimônia. A vereadora Maria Aparecida Marcelino da Silva fez a entrega da Comenda São Francisco de Assis à Tânia Bernardes de Castro que representou Rosângela.

Tânia Bernardes de Castro é profissional da educação, tem formação acadêmica em História/ Geografia, Pedagogia e Biblioteconomia. Ela trabalha como protetora de animais desde os 10 anos de idade em nossa cidade e recebeu a homenagem das mãos do vereador Olair Dias de Castro.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?