fbpx
jc1140x200

Lagopratenses são medalhistas nas Olimpíadas Especiais das Apaes

Foto: Arquivo pessoal

Os jovens Thiago Antônio Braga Reis e Alexsandra de Jesus Donato conquistaram cinco medalhas, sendo quatro ouros e uma de bronze na 22ª  edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de dezembro em Canoas, no Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela Federação Nacional das Apaes, Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul e  da Apae de Canoas.

Thiago foi medalha de ouro em três categoria: 800m rasos, 1500m rasos e  3000m rasos. “O professor Abel me chamou para participar dos treinos, eu aceitei o convite e passei gostar muito do esporte. Desde então treino de segunda a sexta-feira, no período  da tarde. O esporte em minha vida é muito importante para me ajudar a melhorar a saúde e  o meu fisco”, relatou Thiago.

Já Alexsandra conquistou medalha de ouro no revezamento 4x100m rasos, medalha de bronze nos 100m rasos e o 4º lugar nos 200m rasos. A jovem de 20 anos conta que os treinos começaram de maneira despretensiosa e se tornaram essenciais em sua via. “Meu primeiro contato com o atletismo foi através da Praça de Esportes,  e o esporte passou a ser parte da minha vida. No começo era só uma brincadeira, mas eu fui gostando e estou aprendendo muitas coisas com cada uma das pessoas que eu estou conhecendo nas competições. Ganhando ou perdendo eu acabo conhecendo um pouco de tudo”, destaca Alexsandra, agradecendo pelo apoio recebido: ”Sou grata primeiramente a Deus por tudo e também ao treinador  Abel e a minha professora Cidinha, que sempre acreditam em mim e estão sempre me apoiando”.

Abel Mendes treina os atletas e ressalta a evolução de Thiago. “Ele já iniciou e interrompeu os treinos várias vezes, mas nos últimos dois anos ele mudou de postura e assumiu de vez a condição de atleta dedicado. Foi isso que o levou a ganhar as seletivas estaduais das Olimpíadas das Apaes, e agora ter representado Minas Gerais na competição nacional. Sua evolução foi muito rápida e estamos na luta pra encaminhar o seu registro como atleta paraolímpico na entidade responsável”, conta Abel, destacando a superação do jovem: “No caso do Thiago, não há nenhum impedimento que necessite de treinamento diferenciado, mas é necessário adaptar a forma de ensino para que ele entenda melhor o funcionamento das adaptações fisiológicas que ele necessita com os treinos. Ele acredita e faz o que é definido sem muito questionamento”, disse o treinador.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?