fbpx
jc1140x200

Lagopratense é destaque no Campeonato sul-americano de atletismo

Sofhia Caroline, de Lagoa da Prata, foi medalha de prata na modalidade heptatlo. Competição aconteceu esse final de semana no Paraguai.

Na esteira dos atletas que colocaram Lagoa da Prata no mapa nacional do atletismo, Sofhia Caroline, 16 anos, conquistou medalha de prata durante o Campeonato Sul-americano de Atletismo Sub-18, que aconteceu esse final de semana no Paraguai. A atleta disputou a modalidade heptatlo, competição de atletismo que reune sete provas em dois dias de competição. Tradicionalmente, no primeiro dia se disputa 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 metros rasos. No segundo dia, o circuito se encerra com salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros raros. A classificação é dada pela soma de pontos que cada competidora conquista durante as sete provas.

A competição

Para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18 foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) 62 atletas – 33 em modalidades masculinas e 32 em modalidades femininas, dentre as quais esteve a atleta lagopratense.  A competição aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro na cidade de Encarnación, no Paraguai, e terminou com a equipe brasileira no primeiro lugar da classificação geral. Ao todo, o país conquistou 47 medalhas, sendo 15 de ouro, 19 de Prata e 13 de bronze.

Sofhia Caroline à esquerda, com a bandeira do Brasil. Fonte: Márcio Prudêncio (Arquivo pessoal/Reprodução)

Sofhia Caroline

Sofhia Caroline foi uma das atletas destaque durante a competição. A lagopratense conquistou o direito de competir em 4 provas, porém precisou optar por apenas 2, em função do regulamento. Além do heptatlo, Sofhia disputou a prova de lançamento de dardo individual, modalidade na qual ocupava o primeiro lugar do ranking sul-americano. No heptatlo, uma das provas mais complexas de todo o atletismo, Sophia ficou atrás apenas da competidora da Argentina, conseguindo o segundo melhor resultado. Já no lançamento de dardo, Sofia terminou em quinto lugar.

“Com certeza, Sofhia , poderia trazer o ouro , se tivesse conseguido estabelecer as suas melhores marcas pessoais… Situações como estresse e o vento da região atrapalharam em muito seu desempenho. No dardo individual Sofhia se atrapalhou com o vento ficando somente em quinto geral. Esta é uma atleta ainda que tem muito a crescer e, com certeza, ouviremos ainda muitas notícias boas no futuro sobre seu desempenho… Sofhia faz parte do programa de esportes da secretaria de esportes da prefeitura Municipal de Lagoa da Prata. Nossos parabéns a ela.”, comentou ao Jornal Cidade Abel Mendes dos Santos, mentor da jovem atleta através do projeto ‘Correndo para o Futuro’.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?