fbpx
jc1140x200

Lagoapratense é aprovado em universidade nos Estados Unidos

O estudante lagopratense Eduardo Henrique de Oliveira Lima, 18 anos, foi aprovado em um dos mais conceituados colégios/universidade do sul dos Estados Unidos, o Stetson University, na Flórida, considerado entre os três melhores daquela região.  Ele também conseguiu a aprovação em outras nove universidades no Brasil (veja a relação abaixo) em quatro cursos diferentes (Medicina Veterinaria , Zootecnia , Enfermagem e Engenharia de Produção).

Eduardo Lima sempre estudou em escola pública. Ele é filho de Almir Ferreira – que foi professor de uma escolinha de futebol no bairro Américo Silva – e Eldalícia de Oliveira. Nascido em Lagoa da Prata, o estudante mudou-se para Bambuí no início de 2009, aos 15 anos, para fazer o curso de Técnico Agrícola e Zootecnia no IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais).

Ao sair do IFMG – Campus Bambuí no final de 2011, Eduardo Lima foi aprovado nas seguintes universidades federais e particulares:  UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), IFMG (Instituo Federal de Ciências e Tecnologia  do Estado de Minas Gerais), IFG (Instituo Federal do Estado de Goiás), UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Para), UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas), Pitágoras (Universidade de Poços de Caldas), UNITRE (Universidade do Triângulo Mineiro), UNIUBE (Universidade de Uberaba) e no colégio/universidade Stetson University, na Flórida, Estados Unidos.

Confira a entrevista com o estudante:

Eduardo, o que significa para você ter conquistado vagas em várias universidades brasileiras e, inclusive, neste colégio/universidade nos Estados Unidos?  Significa mais que uma realização. Mostra que quando se quer algo, nada e impossível para quem corre atrás e não deixa de acreditar em si mesmo. Mostra para mim que todas as vezes que troquei festas por estudos, finais de semanas por livros, viagens por aulas, deram resultados agora e sempre continuaram a dar.

O que você pode dizer para outros jovens como você que sonham seguir uma carreira?  Qual e o seu limite? Quais os obstáculos se apresentam em seu caminho? Você é quem faz seu destino. Você estipula quem quer ser. Não há obstáculos que não possam ser vencidos. Tudo depende de você e de sua força de vontade. Meus pais sempre me disseram: Por mais difícil que seja a jornada, não existe nenhuma que não possa ser vencida. Jamais desista.

Qual sua opinião sobre o ensino público (fundamental e médio) no Brasil?  O ensino nas escolas públicas brasileiras, pode se dizer que há um déficit de aprendizagem e organização, seja ele pelo fato de as salas estarem cheias de alunos, ou pelo fato do material  didático usado, que às vezes não corresponde a todas as necessidades do aluno. O aluno que já entra no ensino médio com a cabeça para o vestibular, já entra sabendo que terá que estudar bastante sozinho, pois no decorrer do ano não vera todas as matérias necessárias.

É o aluno que tem que passar pela escola ou a escola que tem que passar pelo aluno?  Não e a escola que faz o aluno, e sim, o aluno que faz a escola. Se o aluno apenas vai à escola por ir, certamente ira considerar o ensino ruim, mas aquele aluno que chega em casa e repassa todas as atividades que são passadas durante o dia terá muito mais facilidade, seja em qualquer escola, pública ou privada. Sempre estudei em escola pública. Não deixava apenas nas mãos de meus professores o dever de me passar a matéria e de me ensinar. Impunha-me junto a eles o dever de eu próprio entender o que se pedia.

Qual foi a importância do apoio da sua família nesta caminhada?  Total, pois se não fosse pelo apoio que recebi da minha família não teria conquistado nada, ou não teria chegado aonde cheguei. Sempre me orgulhei muito de meus pais, que sempre colocaram meus estudos a frente de tudo, sempre me apoiando, dando opiniões e participando. A família é imprescindível não só para a construção de um indivíduo saudável, capaz e emocionalmente equilibrado, quanto para a evolução de sua inteligência e capacidade de aprender.  

Juliano Rossi/TV Cidade

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?