fbpx
jc1140x200

Lagoacred reúne professores para discutir melhorias no projeto Jovem Cooperativista

O Sicoob Lagoacred promoveu no último dia 6 um encontro com professores das escolas municipais e particulares com o objetivo de discutir a melhor forma de inserir a educação financeira na educação das crianças. A iniciativa faz parte do “Dia C – Dia de Cooperar”, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg). O evento foi realizado no salão Divina Gula.

Durante o encontro, o espaço foi aberto para que os professores dessem sugestões e sugerissem estratégias para melhorar a interação com os alunos. Foi discutida também a possibilidade de levar a educação financeira a outros setores da sociedade, como igrejas, associações e entidades governamentais.

[pull_quote_left]Se inserirmos esse projeto nas escolas, de forma interdisciplinar, vai favorecer muito[/pull_quote_left]

Participantes do encontro aprovaram a iniciativa da Lagoacred. “Se inserirmos esse projeto nas escolas, de forma interdisciplinar, vai favorecer muito”, disse Cátia Margarete Geovani, professora nas escolas Monsenhor Alfredo Dohr e Dr. Jacinto Campos.

A diretora da Escola Estadual José Teotônio de Castro, Diva Marilda de Melo, afirmou estar empenhada em incentivar o projeto. “É nossa responsabilidade formar cidadãos que usem o seu dinheiro de forma consciente”.

[pull_quote_right]É nossa responsabilidade formar cidadãos que usem o seu dinheiro de forma consciente[/pull_quote_right]

O diretor do Colégio Águia de Prata, Henrique Rodarte, também aprovou a iniciativa.  “É um pontapé inicial de um grande projeto. Vamos aderir ao projeto Jovem Cooperativista. Nossas crianças precisam ter uma educação financeira, aprender a ser empreendedoras”.

A Lagoacred iniciou no final de agosto o segundo capítulo do projeto Jovem Cooperativista, que leva educação financeira a cerca de 12.500 alunos de Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Japaraíba e Pedra do Indaiá.

Um protocolo de intenções sobre a educação financeira será encaminhado ao Banco Central, Sicoob, Cecremge, autoridades e instituições da região.

 

CONSUMO

Para o diretor da Lagoacred, Nilson Antonio Bessas, as pessoas estão empobrecendo e os bancos ficando cada vez mais ricos ao incentivarem o consumo desenfreado, financiado a altas taxas de juros. “O problema é que, quando a pessoa não tem todo o dinheiro para adquirir determinado bem, acaba contratando um financiamento. Ela acaba pagando até três vezes o valor do bem que pretende adquirir”, explica Bessas.

Graduado em administração de empresas, o diretor ressalta que as crianças e adolescentes estão adquirindo hábitos de consumo excessivos. “Tem a questão do despreparo do consumismo, que começa com os pais. Os filhos aprendem e crescem com o mesmo hábito, que é prejudicial para as finanças da família. O sistema financeiro quer vender, bater metas de vendas e faturamento. Temos, cada vez mais, sugestões para o consumo. Se não fizermos nenhum trabalho agora, viveremos em um momento crítico de endividamento total e empobrecimento total da sociedade. E por outro lado, o enriquecimento do sistema financeiro. Vejo para os próximos 10 ou 20 anos uma sociedade mais pobre e enfraquecida em relação ao consumo excessivo e ao pagamento de juros”, argumenta o diretor.

De acordo com Bessas, a Lagoacred está disposta a investir tempo e recursos para promover  mudança no hábito de consumo da comunidade. “O ideal é que esse projeto alcance toda a comunidade”.

 

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?