fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata sofre a pior estiagem em 29 anos

Volume de chuva acumulado de janeiro até o final de outubro representa apenas um terço da média histórica do período

 

Lagoa da Prata poderá registrar em 2014 o período mais seco dos últimos anos. Para que isso não aconteça, será necessário chover nos meses de novembro e dezembro o total de 615 milímetros, igualando o índice de chuva anual em 1990, com 953 milímetros. Nos últimos 29 anos, isso só aconteceu oito vezes – o último em 2010, quando caíram 665 milímetros de chuva em novembro e dezembro. De janeiro a outubro de 2014 choveu apenas 338 milímetros, o equivalente a um terço da média histórica do período, 996 milímetros.

[pull_quote_left]O planeta está em desequilíbrio. Podemos entender isso como chuva demais ou estiagem demais. As geleiras estão derretendo. O planeta fica o tempo todo buscando o equilíbrio, tentando se realinha[/pull_quote_left]

Quem acompanha o índice pluviométrico em Lagoa da Prata é o arquiteto Carlos Brasil Guadalupe (Lalinho), que faz a medição desde outubro de 1985 em um aparelho montado em sua própria residência.

“O planeta está em desequilíbrio. Podemos entender isso como chuva demais ou estiagem demais. As geleiras estão derretendo. O planeta fica o tempo todo buscando o equilíbrio, tentando se realinhar”, explica Lalinho, que faz um alerta: “Se está acontecendo uma seca intensa desse jeito, vai chegar uma hora que vai chover sem parar”.

[pull_quote_right]Se está acontecendo uma seca intensa desse jeito, vai chegar uma hora que vai chover sem parar[/pull_quote_right]

O arquiteto explica os motivos que o levaram a fazer a medição do nível das chuvas. “Eu sempre gostei de água, que é a vida do planeta.

Portanto, sempre gostei de chuva. Então, em 1985

resolvi a acompanhar e tentar prever o que iria acontecer”.

 

CÁLCULO DO VOLUME DE

CHUVAS

 

O cálculo do volume de chuvas envolve conceitos de geometria espacial e plana. A medição é feita por um aparelho chamado pluviômetro, que mede, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de um metro quadrado. Dizer que em uma região choveu 100 milímetros significa dizer que em uma área de um metro quadrado, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros (10 centímetros).

chuva

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?