fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata sediará 6º Encontro de Bandas Filarmônicas

Foto: Banda Lira São Carlos

O 6º Encontro de Bandas Filarmônicas de Lagoa da Prata, que será realizado no próximo dia 28, domingo, contará com a apresentação de bandas de Pains, Arcos, Campos Altos, Formiga e da Banda Lira São Carlos, do município sede, que fará a abertura do evento executando o Hino Nacional e o hino oficial de Lagoa da Prata.
Banda Lira São Carlos foi reativada em 1999 e conta atualmente com 15 membros.

De acordo com o músico Vicente de Paula Amorim, diretor da banda, as maiores dificuldades no começo do trabalho foram a falta de apoio dos governantes e a falta de uma sede própria, que é uma adversidade até hoje.
A Banda Lira São Carlos é regida pelo maestro Edwaldo Rildo de Melo, natural de São Gonçalo do Pará. Com um extenso currículo, ele já deu aulas de música em Divinópolis, tocou na Orquestra Veredas Tropical, também de Divinópolis, e já fez apresentações com o Skank. Edwaldo é fundador da Orquestra Stelatus e rege a banda de sua cidade natal há muitos anos.

De acordo com Vicente, a comunidade poderia tirar mais proveito do trabalho da Banda Lira São Carlos. “Talvez por falta de divulgação, as pessoas procuram pouco a banda para ingressarem a si próprios ou seus filhos, pois é tudo de graça. Agora quanto ao trabalho somos muito bem aceitos e temos recebido muitos elogios, a aceitação é total”, diz o músico.
A Lira São Carlos também tem uma função social. “Hoje nossa maior preocupação seria em socializar crianças e jovens através da música. Já fizemos um trabalho em parceria com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Agente Jovem que deu muito certo. Fazemos um trabalho totalmente gratuito, onde além de ensinarmos teoria musical cobramos do aluno a participação na escola, na igreja (sem preferência de credo religioso) e cobramos muita disciplina. Temos formado músicos e cidadãos. Se voce quer tirar o cidadão da marginalidade, evitando os riscos, você deve oferecer uma alternativa. E é isto que fazemos, mostramos que existe coisa melhor, mais saudável”, explica Vicente.

O diretor ainda falou sobre a importância do encontro de bandas filarmônicas em Lagoa da Prata e o reflexo do trabalho da Banda Lira São Carlos. “A banda tem conseguido ganhar alguns instrumentos através da Secretaria Estadual de Cultura, pelo seu trabalho e organização, pois temos toda a documentação necessária e em dia. E com os encontros de bandas temos conseguido levar o nome de Lagoa da Prata a outros lugares. Estamos cadastrados na Secretaria de Cultura Estadual e na Funarte. Com este trabalho foi possível criar a Orquestra São Carlos que realiza bailes em Lagoa e toda a região. Já nos apresentamos em Divinópolis, Brasília, São Gonsalo do Pará, Bom Despacho e muitas outras cidades. Formamos o Grupo Som de Prata, que tem se apresentado em casamentos e festas na cidade e região. A importância deste encontro de bandas, que já está em sua 6ª edição, é que divulgamos nosso trabalho em nível regional, trocamos experiências com bandas vizinhas, incentivamos o ingresso de novos membros e preservamos a tradição das bandas de músicas, pois Minas Gerais é o estado que tem mais bandas cadastradas na Funarte”, acrescenta Vicente.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?