fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – População reclama do mau cheiro do vinhoto

Na última quarta-feira (10/11) a cidade de Lagoa da Prata sofreu com o forte cheiro do subproduto da cana de açúcar, mais conhecido como vinhoto ou vinhaça. De acordo com o vereador Adriano Moraes, a câmara já criou vários projetos para tentar ao menos amenizar o odor advindo do cultivo da cana. “O mau cheiro estava inaceitável e as reclamações estão aumentando, mas precisamos tomar atitude porque todos nós  estamos sendo prejudicados. São seis anos de luta, e eles prometem e não cumprem, fica tudo no mundo das palavras”, destacam.

[pull_quote_right]O mau cheiro estava inaceitável e as reclamações estão aumentando, mas precisamos tomar atitude porque todos nós  estamos sendo prejudicados. [/pull_quote_right]

De acordo com o site Nova Cana, o uso controlado do vinhoto e da torta de filtro é reconhecidamente uma boa prática na cultura da cana do ponto de vista ambiental e produtivo, pois permite a total reciclagem dos resíduos industriais (vinhoto, torta de filtro e água de lavagem – de limpeza do chão, de purga do circuito fechado e condensados remanescentes), aumento da fertilidade do solo, redução da captação de água para irrigação, redução do uso de fertilizantes químicos e custos decorrentes.

Nas redes sociais internautas têm reclamado e pedido mais apoio para que o problema seja resolvido. Como é o caso de Laiz Vieira, que publicou  um desabafo em um grupo do facebook. “Nossa, o mal cheiro é terrível, eu moro no bairro Gomes e há um tempo atrás era só a noite e umas duas ou três vezes na semana, só que de um tempo pra cá e o dia todo, durante todos os dias acordo de madrugada com o estômago doendo de tanto que fede. Fico até com vergonha de receber visitas, até parece que o mal cheiro é na casa da gente de tanto que é forte. A prefeitura poderia rever isso porque já está insuportável”, afirmou.

 

Informações: Nova Cana

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?