fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata movimenta quase cinco mil pessoas em defesa do Velho Chico

“Se respeitamos os mais velhos, por que não respeitamos o Velho Chico?”. Esta foi uma das frases estampadas nas dezenas de cartazes que foram levantados por estudantes de escolas públicas, autoridades municipais, instituições e movimentos sociais da cidade mineira de Lagoa da Prata na manifestação pelo Dia Nacional em Defesa do Velho Chico. A caminhada percorreu o centro da cidade até chegar na igreja matriz, na manhã desta quarta-feira,(03.06). Houve ainda exposições culturais e distribuição de cerca de duas mil mudas de plantas nativas, além de uma visita técnica à primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Entre os participantes da caminhada, os alunos e professores de escolas que trabalham com educação inclusiva deram um exemplo de cidadania e, juntamente com a população da cidade, fortaleceram o grito: “Estamos aqui hoje para pedir um pouco de cuidado com o rio e com os meninos e meninas com deficiência que precisam ser incluídos na sociedade”, disse a educadora Leticia da Costa Santos, da Escola Estadual Helena Aparecida, que trabalha com educação especial e integrou o grupo.

O evento contou com a participação e o apoio do prefeito da cidade, Paulo Teodoro. “O Comitê realiza uma ação que merece aplausos,  pois a população precisa se conscientizar para os cuidados que se deve ter com o rio”, elogiou. Ele aproveitou para pedir apoio geral para a aprovação de um projeto que tramita na Câmara de Vereadores da cidade para tornar pública uma área de cerca de 80 mil m² onde fica o Parque dos Buritis, de grande importância para o meio ambiente local. “Atualmente o parque tem proprietário e a prefeitura fica impedida de fazer intervenções”, afirma.

Uma série de eventos culturais e manifestações populares aconteceu em outros municípios mineiros que também estiveram envolvidos nas atividades, como Itaúna, Moema, Japaraiba e Luz, que realizaram desde plantio de mudas nativas a palestras de educação ambiental.

Na avaliação do membro do Comitê do São Francisco e integrante da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco Lessandro Gabriel da Costa, que é também o coordenador geral das ações da campanha no município, “esse foi um momento de vitória para cerca de cinco mil pessoas que estiveram envolvidas, direta e indiretamente, na campanha na região do Alto São Francisco. Acho que isso mostra que temos força e que precisamos nos unir com outras regiões em prol da revitalização do rio”.

Estiveram presentes nos eventos de Lagoa da Prata também a secretaria da CCR do Alto Francisco, Silvia Freedman, o representante do poder publico municipal de Lagoa da Prata no Comitê, Astácio Correia Neto, e a representante do Comitê de Bacia dos rios Jequitaí e Pacuí, Sirléia Drumond que também representou o coordenador da CCR, Marcio Pedrosa. Marcaram presença também a diretora de integração, Ana Cristina Silveira e a assessora técnica, Patrícia Sena, ambas da agência delegatária do Comitê do São Francisco, a AGB Peixe Vivo.

________________________________________________________________

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

Via Assessoria de Comunicação CBHSF
[email protected]

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?